sexta-feira, 27 de março de 2015

A fuga do bronze: saindo do "elo hell"





     Elo hell. As palavras chegam a me dar arrepios. O termo, para quem não sabe, se refere a liga ranqueada de um invocador. Os argumentos usados por esses jogadores, geralmente é: "Eu não sou um jogador ruim, meu time quem é.";"Estou no elo hell. Meu MMR atual está errado e eu deveria estar numa posição melhor."
     Isto é só uma desculpa dos jogadores, por que é mais fácil apontar o erro para os outros do que admitir a culpa. Na verdade, o elo hell não existe. Se você diz que é tão bom, você naturalmente ganharia mais jogos, e subiria, consequentemente.
    Primeiramente, alguns detalhes sobre mim e por que estou escrevendo este artigo. Eu comecei a jogar League of Legends durante a season 1. Meu colega de quarto me sugeriu experimentar e eu jogo desde então. Só no meio da terceira temporada que eu tentei subir meu elo.
     Por mais que eu tentasse, eu era sempre posto no bronze. De primeira mão, eu fiquei chateado, já que meus amigos estavam todos no prata III, aproximadamente. Eu considerava minhas habilidades parecidas com as deles, mas cair no bronze era um "tapa na cara", um choque. Depois de subir e descer, eu fui do bronze I ao IV, e este foi o fim da temporada III.
   Eu falhei em alcançar meu objetivo antes da temporada acabar, para ser franco, eu fiquei irritado com minha performance.
     Com o início da temporada 4, eu estava ansioso para ver como eu iria me sair. Eu terminei minha melhor de dez com 7 vitórias e 3 derrotas, e fiquei no bronze I. Minha frustração estava ali, de novo.
     De qualquer forma, eu decidi usar minha frustração como combustível para minha melhora. Eu mudei meu objetivo de chegar ao ouro, simplesmente estando no bronze. Usando as dicas abaixo, eu consegui avançar ao prata.
     Eu procurei por vários guias de como escapar do elo hell e eu criei uma lista de coisas que me ajudaram na jornada para fora do bronze. Umas pertencem ao meu desempenho in-game, outras ocupam um lado mais psicológico.

Controle

League of Legends é repleto de variedades que podem contribuir se o seu time ganha ou perde. No fim do dia, a única variável controlável é você! Dar rage não vai te levar a nada. Foque sua energia em o que você pode fazer para ajudar seu time.
Você pode sair da sua rota para ajudar uma lane que está perdendo? (roaming)
Você pode colocar uma sentinela extra se você sabe que seu jungler está sendo counter-jungled?
Você pode proteger os objetivos para o seu time?

Power Poses

É intrigante como as menores coisas fora do jogo podem afetar os resultados in-game. Eu recomendo que assistam uma palestra da TED Talks.
(aos que entendem inglês)
Geralmente, durante a tela de carregamento, eu sento com minhas mãos atrás da minha cabeça e relexo na cadeira. Eu acho que isso me deixa um pouco mais confiante durante as partidas. Eu não estou garantindo uma vitória só por você usar os power poses, porém isso te ajudará a relexar e ficar preparado para o jogo.

Mentalidade

Vá para a lane com sua mentalidade normal. Se você nunca assistiu a alguma stream do Dyrus, às vezes ele irá falar: "saia da porr...caria da minha lane". Isso pode parecer possessivo, mas ele está fazendo uma "afirmação de poder". Este tipo de coisa se refere aos power poses, mas vai para um lado mais mental.
Eu não sei se Dyrus realmente pratica os power poses antes de um jogo. Durante uma das jogadas de um campeonato regional, Dyrus conseguiu uma kill 1v1 contra Ackerman, da LMQ e ele mostrou suas "emoções"
(este vídeo pode contém palavrões)

Como isso pode valer para partidas solo-queue?

Bem, vá para lane mostrando que a lane é sua e dizendo ao inimigo quem está no comando. Não leve dano desnecessário a não ser que isso lhe de um resultado. Algumas vezes, quando jogo de suporte, eu ataco os inimigos assim que eles chegam na lane. É como dizer: "Ei! Não estou aqui só para ficar sentado e farmar. Estou aqui para te mostrar quem manda aqui."

Sentinelas

Visão é uma das coisas mais importantes de League. Todo o time deveria contribuir para dar controle de visão no mapa. Isso é extremamente importante no mid game, onde os times vão para os objetivos dragão ou barão. Seu suporte não está wardando o suficiente? Então você deveria comprar sentinelas extras para ajudar. Alguns jogos, eu tive que comprar o item "Rubi da Visão", quando jogando de jungle, para ter controle de visão. Ajudou muito. Até quando eu estou jogando de ADC, eu compro uma sentinela quando eu volto à base.
mechward

Objetivos

É muito importante saber quando o seu time pode pegar objetivos como dragão. Se você pode pegar uma kill ou duas no bot, chame o seu jungler para fazer o dragão mais cedo. Se você está indo à um objetivo sem ter jogadores suficientes, é de extrema importância ter visão no mapa. Sempre use uma sentinela para saber quando o seu inimigo está se aproximando.

Música

Tendo a música certa pode te motivar. Particularmente, eu recomendo você baixar o Spotify, onde você encontra uma variedade de playlists. Eu gosto de ouvir EDM (Electronic Dance Music) quando estou jogando ranqueadas. Isso me deixa animado.

Respire e tenha pausas

Entre partidas, eu usualmente saio da cadeira e estico minhas pernas por 5 ~10 minutos. Às vezes levo meu cachorro para passear, ou só fico fora de casa um pouco. Isso vai resetar-me mentalmente falando do stress do último jogo.

Seja carregado

Não tenha medo de ser carregado. Todo mundo tem algum jogo ruim às vezes, ao invés de falar "GG" aos 5 minutos de jogo, seja carregado. Decida ajudar aqueles que estão indo bem no seu time. Se eu estou jogando numa função que não sou o melhor e acabo feedando, tento não perder a cabeça. Diga que seu jungler está indo bem, deixe que ele dê calls e as siga. League é trabalho em equipe.
lol-teamwork-1-630x354
Leu até o final? Bem, isso te ajudará bastante. Se você tem alguma dica a mais, sinta-se a vontade para comentar abaixo. Boa sorte nos campos da justiça, invocador.
Fonte: Cloth5 (adaptado, acesso em 27/03/15)
Bem, para quem não me conhece, eu sou o novo redator da Pwn3ed, este foi meu primeiro post de muitos. Espero que isso tenha ajudado vocês ao máximo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial