quarta-feira, 25 de março de 2015

Comportamento do jogador: Punição

Resumo: Acreditamos que punições são mais efetivas quando estruturadas buscando reforma, pois outros sistemas normalmente cuidam dos sintomas, não das causas. Empurrar a sujeira pra debaixo do tapete pode fazer a sala parecer limpa por um tempo, mas o fedor da sujeira continua ali e você na verdade não limpou sua casa.

Olá a todos!
Estamos aqui para finalizar a série de Comportamento do Blog do Desenvolvedor. Já discutimos reforma e recompensa, agora é hora de punição. É importante notar que apesar da punição permanecer como a maneira mais óbvia de lidar com o comportamento negativo do jogador, somente a utilizamos em circunstâncias específicas. Apensar punimos jogadores quando estamos muito, muito certos (erros abaixo de 1%) que uma ofensa punível ocorreu.
Em alguns casos, acreditamos que a punição deve ser estruturada para encorajar reforma. Drevarius explora um exemplo disso em ação com restrições de chat, mas primeiro Lyte explica o principal problema com as Ilhas dos Prisioneiros (onde jogadores negativos são colocados contra outros jogadores negativos em uma fila distinta) e porque restrições ranqueadas não criam um.
Antes de mergulharmos no assunto, vamos recapitular nossa política de comportamento do jogador em jogos online: não existe fórmula mágica. Procuramos encontrar uma mistura entre punição, reforma e reforço positivo.

Por que “Ilha dos Prisioneiros” é ruim para todos?

Ilha dos Prisioneiros (ou seja, juntar jogadores negativos) é uma solução tentadora e óbvia para combater o comportamento ruim dos jogadores, mas no fim é uma decisão ruim de design que encoraja mais negatividade. À medida que jogadores são expostos a mais comportamento negativo, é mais provável que eles parem de jogar qualquer jogo em particular--até 320% mais provável, na verdade. Aquele antigo ditado sobre tudo parecer um prego quando se tem um martelo aplica-se aqui; filas de baixa prioridade podem funcionar bem em uma situação bem específica, mas isso não significa que você pode usar isso para todos os problemas de comportamento de jogadores.
Quando jogadores sabem e entendem exatamente o que os levou à fila de baixa prioridade, eles sabem exatamente como voltar às filas sem restrição.
Usamos filas de baixa prioridade em League of Legends com o LeaverBuster, o sistema que reconhece pessoas que se ausentam das partidas ou que as abandonam. Até nessa situação, por mais específica que seja (um jogador sabe quando largou os amiguinhos de equipe na mão), ainda procuramos a reforma primeiro.
Se o comportamento se torna padrão, o jogador é punido com filas de baixa prioridade, forçado a esperar antes de entrar em partida.
E as restrições ranqueadas? Vimos alguns jogadores preocupados que removendo os jogadores de comportamento negativo das filas ranqueadas para as filas normais competitivas, criamos uma Ilha dos Prisioneiros e a damos outro nome. O ponto chave que faz com que as restrições ranqueadas sejam diferentes é que a grande maioria dos jogadores no competitivo normal são neutros ou positivos. Diminuindo e intencionalmente introduzindo uma minoria de jogadores negativos e deixá-los com o chat restrito durante sua empreitada de volta às ranqueadas, não interrompemos a fila e jogadores podem competir em um ambiente mais relaxante enquanto trabalham pela reforma. Lembrando que as restrições ranqueadas estão funcionando no NA e EU e estamos comprometidos a instalar e manter esse recurso em todos os territórios no futuro.
Com ambos o LeaverBuster e as restrições ranqueadas, pressão social age como uma alavanca, encorajando reforma. Descobrimos que a abordagem ao redor de comportamento ruim com boas influências tende a levar a resultados melhores por aprimorar a experiência e ajudar a comunidade a rejeitar comportamento negativo ativamente. A seguir, Drevarius finaliza a série explicando como restrições de chat se encaixam em nossa filosofia de punição.
-Lyte

Como transformar o chat em um recurso de reforma

Olá a todos! Sou o Drevarius, um designer no time responsável pelas restrições de chat.
Queríamos desenvolver um sistema que desencorajasse linguagem ruim e inibir comunicações abusivas. Novamente, punição deve encorajar reforma, então simplesmente silenciar os jogadores boca-suja só trataria os sintomas, mas não criaria uma solução onde o jogador pode aprender e melhorar suas habilidades de comunicação. Depois de um número de testes, chegamos às restrições de chat, uma punição que limita a quantidade de mensagens que um jogador pode enviar para sua equipe por jogo.
Limitar o número de mensagens transforma o chat em um recurso limitado. Essa “munição” de mensagens pode ser usada em comunicações úteis que ajudam a coordenar uma emboscada ou para ofender um companheiro de equipe que não está muito bem. Restrições de chat colocam o jogador em um dilema e uma decisão moral.
Como a maioria dos invocadores quer vencer, a escolha óbvia entre comentários que ajudem ou negativos levam a uma redução substancial da negatividade da maioria dos jogadores restritos. Muitos jogadores restritos se dão conta que usar o chat positivamente tem um impacto em sua taxa de vitórias. Por causa disso, alguns jogadores restringidos até pedem para transformarmos suas restrições em permanentes! Quando comparamos os antigos banimentos, a estratégia de banir por causa de linguagem negativa relativa aos combos de restrições de chat e bans, vimos 40% de reforma de jogadores no novo sistema.
-Drevarius

Por que acreditamos que League continuará melhorando?

O League está na maior baixa de todos os tempos de jogadores ausentes ou que abandonam partidas e a comunidade tomou uma postura rígida contra racismo, homofobia e sexismo. Comulativamente, apenas 2% de partidas globalmente têm linguagem negativa, incluindo racismo, homofobia ou linguagem sexista.
Ainda há muito trabalho pela frente e saber que vocês estão experienciando algo raro ainda não é suficiente pois ainda é desapontante e horrível de ver em jogo e sabemos que experiências negativas ofusquem os momentos positivos.
Seguindo em frente, queremos que ser positivo seja ainda mais fácil. Deixamos mais conveniente a busca de amigos no jogo expandindo o recurso de jogadores sugeridos e estreando as Recompensas de Grupo. Ainda não terminamos e continuaremos na busca por deixar a comunidade mais amigável em League.
Boa sorte e nos vemos no campo de batalha!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial