sábado, 28 de março de 2015

Fator psicológico e como a sua torcida pode prejudicar um time



Oi, gente, faz um tempo que não escrevo um artigo aqui e espero que tenham sentido saudades, para aqueles que não me conhecem, deixarei minhas redes sociais ao fim do post.


Vamos ao que interessa, hoje nós tivemos os jogos entre INTZ e paiN, uma melhor de cinco que resultou em um 3 a 0 para a INTZ, mas foi um resultado que infelizmente não pode mostrar todo o potencial da equipe do paiN.
Eu sinto e acho que muita gente vai concordar comigo que existem muitos jogadores que sofrem de problemas que deveriam ser tratados por psicólogos esportivos para poderem melhorar seu rendimento. Isso é uma coisa que ao meu ver falta no nosso cenário.


Primeiro lugar, devo deixar claro que posso estar enganado e essas equipes já possuírem um psicologo, mas se realmente possuem ainda não vi ninguém falando sobre possuírem.


Vemos casos como, por ser o mais recente irei frisar, o da paiN contra a INTZ, no qual em vários posts a gente via jogadores fazendo hype para o jogo, principalmente o BrTT, na minha opinião, ele não estava fazendo trash talk, ele não estava desmerecendo os seus adversários e sim, exaltando as qualidades da sua equipe e puxando a responsabilidade para si. Isso é muito bom para a sua equipe, pois caso eles percam qualquer trash talk, qualquer porcaria que vão falar será principalmente para ele e não para o seu time todo. Isso na teoria é muito bom mesmo, mas o problema é que na pressão da torcida depois de uma derrota BrTT se afeta e isso podemos ver claramente na série contra a INTZ.


BrTT é um excelente jogador, na minha opinião está entre os três melhores AD Carries da CBLoL, mas olhem o seu primeiro jogo contra a INTZ e olhem o segundo e o terceiro. O nível dele vai caindo, as forças e garra que conhecemos dele se esvai com essas derrotas e isso é um fator psicológico realmente diferencial nas playoffs. Lá não existe depois, não existe recuperar pontos, é vencer ou vencer.


Óbvio que um jogador experiente como ele que está no cenário faz tanto tempo já sabe disso tudo que eu vos falo, mas o que ele precisa aqui não pode vir só dele, ele precisa de um profissional para ajudá-lo a melhorar nesse quesito.


Por isso que quando ele puxa a responsabilidade para si com posts no twitter ou no facebook, embora chame a torcida para o seu lado, embora faça todos os torcedores da paiN, ou da KeyD quando ele era da KeyD, bradarem suas torcidas. Isso ainda se torna uma faca de dois gumes. Se ele ganha o inocente é o adversário, mas se ele perde, as piadinhas se viram contra ele.


Não que a maioria dos jogadores ligue para elas, mas na hora do jogo, vemos vários casos de times que se afetaram por causa de torcida, de que sentiram a pressão de milhares de pessoas torcendo por eles.
Porque tantos jogadores falam que jogar campeonatos presenciais é tão diferente? Não é só por ter companheiros ao seu lado e sim por ouvir a torcida gritando a cada jogada, com toda certeza é tudo muito diferente.


É importante ressaltar que nosso cenário ainda é um bebê perto de outras regiões, ainda estamos crescendo e acredito que ainda teremos anos com staffs muito maiores para as nossas equipes, a evolução que tivemos a CBLoL desse ano já mostra isso claramente.


Prefiro deixar claro novamente que esse post não é direcionado ao BrTT ou a paiN e apenas usei-os como exemplo por ser algo pontual e que me chamou a atenção para essa falha em várias organizações, a maioria delas sofre desse problema e se formos olhar mais a fundo é algo que as vezes pode custar um trabalho do ano inteiro.

O que podemos fazer no fim é torcer, então fica a dica para os torcedores de plantão, independente da vitória ou derrota, torça pelo seu time e apoie os seus jogadores quando eles não vencem, é exatamente nessa hora que você prova se é um torcedor de verdade.


Ken Harusame escreveu esse artigo, para xingá-lo entrar em contato acesse suas redes sociais:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial