terça-feira, 24 de março de 2015

Jarvan Suporte, o Exemplo de Demacia vem para ajudar!

É Comum de vermos e Jarvan na selva ou até na lane do topo sendo jogado como um AD Bruiser. Ele é preferido por muitos jogadores a fazer isso graças a seu combo do Estandarte Demaciano (E) e o Ataque do Dragão (Q), também é conhecido por ter um grande knock up para gankar ou iniciar teamfights. Ele também tem um dano decente mesmo que esteja buildando full tank e traz uma ótima utilidade pro time, graças a isso podemos ver ele em uma duo lane como um suporte diferenciado.
Como Ajuda o ADC?
Você pode oferecer Velocidade de Ataque bônus para seu Atirador com o Estandarte Demaciano (E) que da grandes benefícios em trocas de dano, teamfights e objetivos. Alem disso, o Ataque do Dragão (Q) irá diminuir o a armadura de seus inimigos quando seu combo o acertar, fazendo com que seu ADC sempre de mais dano do que ele daria sozinho. Você pode protejer ele com seu combo, caso ele seja pego ou ''hookado'' e caso alguem pule em cima dele, como Zed ou Rengar, você pode fazer os inimigos terem que lidar com você Primeiro. Com seu ultimate você sempre procurará usa-la no Atirador inimigo ou em alguém que esteja focando o seu, se o inimigo for um campeão com baixa mobilidade, você pode forçar um Flash, Curar, Exaustão ou Incendiar (Já que essas são os Feitiços de Invocador mais comuns para duo lanes) de seus inimigos para fugir do Cataclisma (R).
Fase de Rotas
Como um suporte tanque, você deverá começar com o Escudo Relicário, Poções de Vida e o Totem de Vigilância e com seu Estandarte Demaciano (E) para visão do mapa e de moitas. No Nível 2, vá para o Ataque do Dragão (Q) e você começará a mostrar sua presença na lane. Se jogar agressivo, você pode ir pra cima no nível 2. Bastante similar com o estilo de jogo da Leona, você foca o Atirador. Esperar o nível 3 é uma boa opção também, acerte o combo, de muito dano com sua passiva e cause lentidão a eles com a Égide de Ouro (W) para seu Atirador causar muito mias dano enquanto você tem um escudo que pode ser significante em trocas. Você pode dar poke com o E ou o Q dependendo do quão longe o alvo está de você

Fazendo seu Papel de Suporte
Quando você joga nessa role, você procura para irritar campeões de maneiras diferentes e ajudar seu time. Jarvan pode fazer isso perfeitamente, você pode zonear os inimigos na lane ou perto de objetivos, você pode fazer jogadas com o Combo+Flash, pode arruinar os planos inimigos de montar uma arapuca dentro de uma moita. Você ainda pode fazer botas de mobilidade cedo e começar a dar roaming para outras rotas e aplicar pressão, como um jogador de LCS faz quando seu ADC está bem posicionado.

Build
Você vai quase sempre buildar como um suporte tank com Pedra da Visão e talvez trocar as Botas de Mobilidade por Passos de Mercúrio ou Tabi Ninja. Ao terminar o item de suporte, vá para itens bem tanks como: Presságio de Randuin e Capa de Fogo Solar(esse item é um item ofensivo e defensivo, é mais barato que a Randuin, porém da menos atributos defensivos. Randuin te da uma lentidão em área e diminui a Velocidade de Ataque então escolha bem entre os 2 e veja os resultados), Coração Congelado, Armadura de Warmog, Véu da Banshee, Semblante Espiritual e Solari, caso o Inimigo tenha muito dano AP.
Esse é um item muito especifico mas bastante importante quando se está supportando, que é o Cadinho de Mikael, nem todos os suportes o fazem porém ajuda muito quando o time inimigo tem um Pantheon, uma Morgana ou um Rammus, por exemplo, já que ele remove todos os efeitos desabilitantes no campeão alvo e ainda o cura, podendo salvar de muitas situações.

Runas
Isso depende de você; depende do seu estilo de jogo, se você é mais agressivo e quer dar mais dano, vá com 9 Marcas de AD fixas, 9 Selos de armadura fixas, 9 glifos de Resistência magica fixas e  3 Quintessencias de AD. Ou se você quer ser mais tank e quer ganhar trocas na lane vá com 9 marcas de armadura fixas, 9 selos de vida fixa, 9 glifos de resistência mágica fixa e 2 quintessencias de vida fixa com 1 de armadura fixa

Talentos
Essa primeira te da ouro passivo e um pouco mias de ouro quando o jogo começa.

Essa segunda é mais tank porém não te da ouro bonus.

Feitiços de Invocador

Eu recomendo Flash sempre para fazer plays ou escapar. Você pode prender alguém no Cataclisma e escapar em segurança ou prevenir seu Atirador de ser focado. Exaustão ou Incendiar? Essa pergunta eu sempre fazia quando comecei a jogar de suporte, e acho que muitos de vocês também se perguntam isso, mas eu tenho a resposta:
- Pegue Incendiar se precisar de mais dano ou se precisar reduzir curas no Atirador inimigo ou de alguma habilidade curadora, como a Ulti do Mundo ou do Swain.
- Pegue Exaustão se tiver um Assassino AD no time inimigo
- Não leve Exaustão se o Atirador inimigo tiver um bom escape, como o E do Ezreal, a Valquira do Corki ou o Salto Foguete de Tristana. Ou você terá que garantir que essas habilidades estão em tempo de recarga, caso ao contrário será um feitiço desperdiçado.

Conclusão

Pode ser um pick ''Anti-Meta'' porém eu considero muito bom se for feito em Solo Queue ou em Time. Você precisa praticar o combo do Estandarte e quando usar e quando não usar, tudo é sobre a experiencia, sempre melhore e se divirta.

Fonte: Dignitas
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial