quarta-feira, 22 de abril de 2015

Contexto para os recentes nerfs na Jinx.






Gypsylord esccreveu um "super mega contexto" explicando os nerfs e as razões por trás deles:

"Então como o designer da Jinx, eu pedi para explicar os nerfs que virão no próximo patch. Vamos falar dele e da Jinx em geral.

Primeiramente, informação completa nos nerfs:

O dano mínimo do R está sendo diminuído. O dano máximo continua o mesmo. O Super Mega Míssil da Morte irá SEMPRE causar 25/30/35% da vida perdida no alvo, não importando a distância.

Abaixo temos as estimativas do dano da ult, baseados nos alcances da Jinx.

NÚMEROS E MUDANÇAS ESTÃO SUJEITAS A SEREM ALTERADOS (ou não). AINDA ESTAMOS TESTANDO TUDO ISSO.

À queima-roupa: 125/175/225(+.5) >>> 25/35/45(+.1)
No alcance da Metralhadora: 175/245/315(+.7) >>> 110/155/200(+.45)
No alcance do Lança-Mísseis: 185/260/335(+.75) >>> 135/190/245(+.55)
No alcance máximo do Zapper: inalterado - 250/350/450(+1.0)

Resumo da parede de texto abaixo:

Nós gostamos do fato da Jinx estar forte por vários motivos, mas ela talvez esteja forte DEMAIS no momento. O snowball dela e o potencial de hyper-carry é algo intencional e gostamos disso, então essa mudança é pra deixar ainda mais claro a fraqueza principal dela (ela "some" se pularem nela). SE ESSA MUDANÇA FUNCIONAR, IREMOS DAR CONTINUIDADE. O OBJETIVO É UMA PEQUENA REDUÇÃO DO PODER DA JINX.
Nós gostamos da Jinx como um campeão forte em League of Legends. Mesmo que esteja ganhando, ela possui muito counterplay em si mesma, o que faz perder para ela ser muito menos desmoralizante. Graças a sua imobilidade, combinada com os spells condicionais e com tempo de cast meio alto, jogadores tendem à ganhar jogos contra a Jinx com simples planos de como pegá-la da próxima vez. 

Com essa premissa, é provavel que uma Jinx "balanceada" tenha mais que 50% de winrate. Isso parte da natureza do poder da Jinx. Ela é um campeão com capacidade de snowball gigante, especialmente em lutas que possibilitam uso do seu dano em area, e é um dos melhores personagens do jogo no que diz à levar objetivos e conseguir abates no time inimigo. Isso contribui muito para uma maior quantidade de vitórias na fila solo, onde a estratégia de "juntar-se e puxar" é tão popular ( Jinx ama juntar-se com os amiguinhos e puxar!). As pessoas se agrupam, lutas acontecem, Jinx dá dano em área nas coisas, 1 abate leva a 1 ou 4 mais abates e torres/dragões.

É válido mencionar os jogadores da Jinx. Se você se deparar com um "main" Jinx, essa pessoa provavelmente terá por volta de 31 jogos com ela, isso está no mesmo nível que os "Main pra sempre, confia" como Yasuo, Lee Sin, Riven. Pra se comparar, Graves tem visto Summoner's Rift tanto quanto a Jinx (estão empatados na ponta como ADC mais escolhido), e ainda sim, os jogadores dele tem geralmente 16 jogos com ele. Não é pra colocar o Graves pra baixo, mas sim mostrar que muitas Jinx's com as quais você se deparou jogam MUITO com ela, e se espera uma winrate maior contra ela por ser tão escolhida.

Então eu deixei claro porque gostamos da força da Jinx, então por que estamos nerfando ela? Bem, tem uma diferença entre forte e EU SOU A DEUSA DA FILA SOLO. Jinx é ótima para subir-se de elo e só tem melhorado a cada patch. Ela tem uma das maiores winrate do jogo, na casa dos 55% em todos os elos e isso combinado com sua imensa playrate é alarmante. Nós sentimos que pequenas alterações eram necessárias para colocar outros ADC's no mesmo nivel, portanto, olhamos o kit dela e nos perguntamos "tem algo que a Jinx faz no momento que ela não deveria fazer?" Como designer dela, eu sempre a defini pela seguinte força e fraqueza:

A) Jinx é a rainha do Snowball: Se você deixar ela pegar vantagem e não conseguir chegar nela,  ELA COM CERTEZA IRÁ TOMAR TUDO O QUE VOCÊ AMA PRA TRANSFORMAR EM CINZAS
B) Jinx odeia que as pessoas invadam seu espaço pessoal: Se você conseguir pular nela quando ela despreparada, você deverá ser recompensado de forma justa.

A força dela tem ajuda de coisas como Anime-se (a passiva que dá MS), o esteroide de AS/Dano em Área no Trocando! (Q), e seu range que vai de 525 pra 700 - 1500 e depois global. Essa combinação de poder faz com que se a Jinx tenha ouro suficiente e consiga ficar em segurança/vantagem numa luta, facilmente CHEGUE EM VOCÊ, TE EXPLODA JUNTO COM SEU TIME E TORRES.

Isso é bom, define o personagem e é algo que queremos que ela seja boa em fazer.

A fraqueza dela é mantida pela aceleração da metralhadora, o tempo de cast de suas spells  e o dano baseado em distancia de sua ult. Se você pula numa Jinx desavisada ela terá certo problema lidando com você. As spells dela deixam-na vulnerável, na medida que seu AS deve aumentar e as mordidinhas levam certo tempo para serem armadas, e ela não deve conseguir burstar você com a ult "Graves style", a menos que você esteja com muita pouca vida.

/\/\/\/\
Nessa ultima coisa é que achamos um possível problema. Jinx estava ganhando muitas trocas desse tipo com o poder de burst da ultimate, até à queima-roupa. Para mim isso quebra a linha que separa suas forças de suas fraquezas.

Em suma:

Jinx é um hyper carry que pode abater cada um dos membros do seu time usando seu enorme alcance, mas se você pular nela, ela estará em grande desvantagem. Nerf o dano da ult à queima roupa faz com que suas fraquezas mais reais e nós permite manter sua força extrema na fila solo.
"
Ele ainda continuou:
 "Efetivamente, o que mudou foi o dano base + o multiplicador sobre distancia.
No servidor, o multiplicador está em 2x após 1 segundo de trajeto, essa mudança aumenta o multiplicador para 10x"
Quando perguntado sobre o que ele achou de um ponto de vista pessoal, ele respondeu:
"Então, eu testei as mudanças e estou bem confiante que não irão mudar muito o estilo de jogo da Jinx. Você só irá sentir essa mudança quando estiver contra pessoas numa distancia muito curta de você (e essa é a intenção), mas no comum duelo em lane com 525 ou mais de alcance ela ainda deve ter um bom poder de execução. No early game você provavelmente irá precisar de um ou dois ataques básicos a mais para conseguir abates à pouca distancia.

Já digo também que não somos oniscientes e essa mudança pode afeta-la de maneiras que não antecipamos. Nós iremos observar de perto se esse for o caso"

Fonte: Surrender@20




Kisuke

Sobre o autor:


Pseudo-AD Carry, feeder profissional, tradutor da Pwn3ed e babaca nas horas vagas.

Redes Sociais :
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial