domingo, 12 de abril de 2015

Jogador Desafiante ensina como subir seu elo!



    

     Sou o Novacaine, anteriormente conhecido como "Demacia", um Desafiante de SoloQ nas temporadas 4 & 5. Main Jungle e Suporte.

  • Eu acredito no trabalho em equipe e na confiança.
  • Eu vou te ensinar como subir de elo.
  • Eu NÃO vou te ensinar quais campeões escolher.
  • Eu NÃO vou te ensinar quais itens você deve fazer.
  • Eu NÃO vou te ensinar quantas Sentinelas você deve comprar e nem aonde você deve posicioná-las.
  • Eu irei lhe ensinar a mudar a única coisa que importa para que você possa subir: Você mesmo.
     Sugiro que você guarde este post para mais tarde, quando estiver sozinho em algum lugar tranquilo, para que você possa ler em voz alta e mentalmente refletir. Então vamos ao que interessa!


     Para começar, vamos apontar algumas coisas que você precisa saber sobre a "Escadinha" da SoloQ como um todo.

     A "Escada" funciona mais ou menos assim: Não importa o quão bons ou ruins as pessoas são, sempre haverá 1/3 de Bronzes, 40% de Pratas, 15% de Ouros, em torno de 10% de Platinas, em torno de 5% de Diamantes, e menos de 1% de Mestres/Desafiantes.

     O que isso significa pra você?

     Significa que sua posição na SoloQ depende do seu nível relativo ao da base de jogadores. E com isso, enquanto houverem pessoas subindo de nivel até o 30 e jogando suas partidas de classificação (MD10), e os jogadores antigos parando de jogar, você VAI subir eventualmente, mesmo que você não realmente melhore. Então sim, mesmo sem saber, há pontos a seu favor.


     Então quero que você aceite o seguinte: Há TRÊS coisas APENAS que devem importar quando você joga SoloQ:
  • Existem duas maneiras de um jogo acabar: Vitória ou Derrota.
  • Vitória aumenta seu MMR, enquanto uma Derrota o diminui.
  • MMR é oculto e define os seus ganhos/perdas de LP. Logo, é inútil se preocupar com seus LP's.

     É isso. Uma das chaves para a melhora é IGNORAR os seus LP's. E suas partidas de série de promoção. E uma eventual demoção caso você perca o jogo. NÃO jogue por LP's. NÃO jogue por partidas de promoção. A única coisa que você deve se importar é GANHAR MMR. Pois no final, MMR é a única coisa que importa na sua "escalada". Em uma partida, a única preocupação que você deve ter é: Vencer. Pois vencer é a chave para que você suba.


     Existem dois passos para se "subir".
  • Alcançar o MMR que você "vale" no momento.
  • Melhorar.
     As pessoas tendem a esquecer do primeiro passo. Muito frequentemente alguns de meus amigos que eu conheço pessoalmente, ou contatos no jogo, reclamam comigo que estão presos no prata e não conseguem melhorar. Faço uma checada rápida do perfil do cara. Ele jogou 50 partidas ranqueadas, e tem uma porcentagem de 75% de vitórias. (Ok, talvez eu esteja exagerando um pouco).

     Até os melhores jogadores não vencem 100% dos seus jogos. Mesmo com uma taxa de vitórias tão modesta quanto 55%, você está em uma posição que a tendência é subir. Talvez devagar, mas você subirá. Em algum momento você vai precisar decidir se vai investir MUITO tempo na SoloQ, pois vai ser necessário. Olhe os Desafiantes por exemplo. Quase todos eles têm algumas centenas de partidas jogadas. Grande novidade.

     Então sim, você vai precisar jogar MUITO para subir.

     Em algum ponto, você irá chegar ao ponto do MMR em que você vai se sentir bem, porém, você vai querer mais, e ENTÃO é o momento que você vai precisar começar a melhorar.


     Vamos discutir alguns pontos sobre seus aliados de time.

     Seus aliados são quatro jogadores escolhidos pelo Gerenciamento de Partidas para que caíssem com você, para que o MMR do seu time seja mais ou menos igual ao do time inimigo.
  • Seus aliados NÃO SÃO seus amigos.
  • Mas eles também não são seus inimigos.
  • Eles são estranhos que você estará unindo forças ao decorrer daquele jogo.
  • A opinião deles sobre você não importa.
  • A sua opinião sobre eles também não importa.
  • Você, como um jogador único, está jogando para subir.
  • Você NÃO está jogando para fazer o seu TIME subir.
     Eu quero que você foque bem nos pontos acima e compile-os em sua mente por um momento.


     Agora, existem duas atitudes positivas (em critério de SoloQ) que você pode ter perante seus aliados:
  • Líder do Bando: Como dito acima, você joga para que VOCÊ possa subir. Não para subir o seu time. É o seu dever preparar o caminho e lutar pelo seu sucesso. Seus aliados se sentirão incitados a segui-lo. Mas você não deve pedir para que o façam, pois eles sabem que aqueles que ficarem para trás irão falhar. Um Líder de Bando não discute com seu bando. Ele lidera. E isso é tudo que ele faz. Ele não pergunta ao bando o motivo pelo qual estão indo mais devagar, ou o motivo pelo qual eles caçaram menos do que antes. ELE LIDERA. E se o seu bando morre, ele continua em frente, sozinho. 
  • A Formiga Trabalhadora: A formiga trabalha. Ela se preocupa se sua Rainha ficará bem? Não. Ela se preocupa com seu formigueiro ser destruído? Não. Ela trabalha, e trabalha muito bem, obrigado. E presume que as outras também trabalharão da mesma forma, E que se toda maldita formiga no planeta fizer seu trabalho, elas ficarão bem. Talvez as do seu formigueiro pulem numa piscina e morram afogadas, acontece. Mas se você for uma boa formiga trabalhadora, você conseguirá eventualmente.
(Eu pessoalmente sou uma Formiga, mas jogo como o Líder do Bando quando estou na smurf)


     Vou falar um pouco sobre comunicação com seus colegas de equipe:
  1.      Ninguém vai levar você à sério se você tentar ser shotcaller ou qualquer outra coisa e não souber falar seu idioma corretamente. Talvez pareça insignificante, mas eu acredito que um bom nível de vocabulário (independente do idioma da sua região) é uma boa forma de começar a subida. Confie em mim como alguém que foi de uma ponta à outra e jogou bastante na smurf: O elo frequentemente está atrelado à um bom conhecimento do idioma. Agora, talvez essas duas coisas não estejam completamente relacionadas... mas quem sabe?. 
  2.      Não seja tóxico. Tudo bem, espera um segundo. "De novo não essa de sou melhor que você nãosejatóxicosejapositivotodossãofelizes”. Não sou. Já fui tóxico além da sua imaginação. Vi alguns logs de chat do DarkWinJax (O cara com o histórico de mais toxicidade na história do League) e honestamente não me surpreendi. Já sofri várias restrições de chat. Mas eu melhorei desde então, e consequentemente comecei a ganhar muito mais. MESMO QUE você possa digitar sem acabar com seu foco. MESMO QUE você joga exatamente da mesma forma digitando ou não. MESMO QUE você esteja sempre jogando em seu auge. Seus colegas de equipe são estranhos. Se você cruza com um estranho na rua e ele começa a te insultar, você continua andando. Você não fica nervoso, você não se sente mal mesmo que ele diga pra você se matar. Ele é um idiota, e você não fala com idiotas. E se você insulta estranhos na rua, você é um idiota. 
     A mehor resposta para a toxicidade é mutar e seguir em frente. Se você quiser retire o mute mais tarde. NÃO comece confusões. Você tem 5 inimigos no outro time então é melhor não arrumar mais alguns no seu também. Você precisa ser completamente sereno nas suas partidas. Absolutamente sereno. Sua única reação a um comentário tóxico deve ser um leve movimento dos olhos até o chat, um pequeno suspiro de desaprovação, apertar o tab e calmamente apertar o botão de “mudo”.

     O único sentimento que você deveria ter é o seu desejo de vencer. Não sinta raiva, não sinta dor, não sinta fúria. Você é uma montanha de paz e quietude. Você está ACIMA dessas pessoas.


     Vamos voltar um pouco nos colegas de equipe em si.

     Algo que você tem que aprender e entender é que o LoL é um jogo aberto. Com isso quero dizer que há formas diferentes de ser jogado, nós temos visões diferentes de como se vence o jogo, e temos ideias e táticas diferentes para tentar vencer. Alguns jogadores são agressivos, outros passivos. Alguns querem lutar, outros ficar no splitpush. Alguns querem derrubar um inibidor enquanto você quer fazer o Barão, e a SoloQ SEMPRE será assim. E você tem que aprender a lidar com isso 

     Ser capaz de lidar com seus colegas de equipe é uma grande parte da SoloQ.

     Digamos que você é o jungler. Vocês acabaram que ganhar uma teamfight e você tem que escolher entre destruir um inibidor ou o Barão. Seu ADC vai pra lane e começa a puxar, enquanto o resto do time vai para o Barão. O que você escolhe? Eu pessoalmente seguiria o ADC. Se ele não mudar de ideia, não ficaremos sem DPS confiável para derrotar o Barão. Além disso eu, como jogador, dou muito valor à inibidores. Talvez o resto do meu time não. Talvez eles fiquem bravos. Talvez eles tentem fazer o Barão de qualquer forma e morram. E está tudo bem. Talvez se você se juntasse a eles para fazer o Barão, teria valido mais a pena... Ou não. Quem sabe? Pra que se preocupar? A única coisa que importa aqui é que você fez uma escolha clara, pôs na balança os prós e contras rapidamente e tomou uma decisão. A decisão ser boa ou ruim não importa. Você aprenderá a tomar boas decisões com mais experiência e tempo.


     Agora, algumas tristes verdades. Nem todo mundo foi feito pra jogar bem. E isso serve pra todos os jogos, e “tudo na vida”. Talvez você de alguma forma não consiga colocar o jogo na sua mente.

     Minha irmã é uma campeã de Xadrez de nível mundial. Eu não sei jogar Xadrez. Mesmo. Minha irmã não sabe jogar qualquer jogo de ritmo mais rápido. Mesmo. E nós dois aceitamos isso. Todos nós têm cabeças diferentes, somos mais ou menos espertos, rápidos ou intelectualmente ágeis. Talvez não importe o quanto você tente, você não conseguirá sair de certa divisão. E isso não é um problema

     É importante aceitar isso. Porque cada jogador tem uma fraqueza, e sua fraqueza pode ser sua capacidade de acompanhar mentalmente o jogo. Outros jogadores podem ter fraquezas ainda maiores, e é importante conhecer suas fraquezas porque você precisa trabalhá-las. Uma das minhas fraquezas é a minha ganância quando estou tentando remover pinks ou usar minha lente para tirar visão. Mas eu trabalho isso e mantenho em minha mente que eu preciso pensar duas vezes antes de lutar por visão.

     Além disso, uma das chaves para a vitória é descobrir as fraquezas dos seus oponentes e explorá-las. Exemplo básico: Você ganka uma lane, e consegue algo. O inimigo chora no /all. Bingo. Esse cara surta com a pressão do jungler. Se você tiver qualquer oportunidade no resto do jogo, ganka ele bastante.

     Isso é só um exemplo. Nos elos mais altos isso se torna muito mais sutil, porque você joga com as mesmas pessoas frequentemente, então você aprende como elas jogam e o que elas odeiam – mas isso não tem nada a ver com esse post.


Acho que é isso. Já é bastante coisa que eu queria dizer.

... Obrigado por ler se você chegou a tal! Esse post inteiro me levou um tempo para escrever ao longo dos meses, listando todas as minhas ideias.


TL;DR: Por favor, leia tudo. É muito interessante.



Fonte: League of Legends Subreddit - Maggot_Pie




Homer

Sobre o autor:


Tradutor, futuro Produtor Audiovisual, amante de Bacon e que sonha em ser a melhor Poppy do Brasil.

Redes Sociais :
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial