sábado, 11 de abril de 2015

Jogadores de League se revoltam com conteúdo muito caro.


League of Legends sofre grandes mudanças em períodos muito curtos de tempo. Os milhões de jogadores aprenderam a nunca serem tímidos, deixando a Riot sempre informada sobre algo que eles não gostam - geralmente com um post no fórum. Essa semana, em contrapartida, fãs irritados estão fazendo algo muito mais elaborado. E legal.

Tudo começou com um anuncio para algo que a Riot disse que iria colocar em testes no PBE: Pacotes Chroma. São pacotes com versões re-coloridas de um certo campeão ou skin. Eles mudam a aparência do campeão no jogo de forma pequena, mas ainda sim importante. Segue o Pacote Chroma do Lee Sin.


E para o Lucian.


Os jogadores vêm querendo isso já faz algum tempo. A razão da Riot estar adicionando agora, é por conta de uma pesquisa com os próprios jogadores se deveriam por isso no jogo. Qual o problema então? O preço.

O anuncio da Riot disse que os pacotes estariam disponíveis para comprar com Riot Points ( RP ), uma das duas moedas do League, e a única que se consegue adquirir com dinheiro real. No anuncio, foi dito que só será possível comprar os pacotes por 590 RP. Pouco menos de 10 Reais na estranha e bem sucedida monetização do "free-to-play":


Jogadores de League ficaram realmente indignados com o preço desses pacotes. Adicionar 10 reais por skin, para algumas poucas variações de cor? Muitos imploraram a Riot para que os novos pacotes fossem disponíveis para comprar com Influence Points, a outra moeda que se obtém em League que é fácil de se conseguir: Jogue o jogo. Competindo com outros MOBA's como Heroes of The Storm e Smite, sendo que esses fazem essas mesmas adições quase sempre de graça - variações de cor para um personagem do Heroes, são desbloqueados à medida que você joga com eles e aumenta seu nível. Os jogadores de League pediram para que a Riot que pudessem pagar separado por cada cor desejada, ao invés de pagar 10 reais por coisas que não vão usar.

Ok, então a Riot faz um anuncio sobre algo que vão fazer no jogo, os jogadores ficam irritados e criam posts: "Rito, Pls" que se proliferam nos fóruns e o subreddit gigante do jogo. Até então isso é um dia normal para a comunidade do jogo. O que faz esse caso ser especial é o que ocorreu a seguir.

Há um único detalhe nesse anuncio dos Pacotes Chroma: Um preço tão alto para algo que, por um lado apreciado, é por outro lado, algo simples de se fazer com habilidades básicas de photoshop, e por que então os pacotes são tão caros. No FAQ dos Pacotes Chroma, Riot disse que o preço de 590 RP foi estabelecido por conta do "trabalho que nós temos tendo ao fazer esses pacotes". Aqui segue a declaração inteira:
"A comunidade vem pedindo colorações personalizadas a um bom tempo, e mesmo testando e experimentando algumas ideias internas, não conseguíamos faze-las no nível que queríamos. O preço reflete o trabalho que nós colocamos em fazer esses pacotes.

Sim, é possível fazer um overlay rápido e sujo, ou num programa de edição qualquer, mas sabemos que poderiam nos pegar nessa sujeira muito fácil, e como nós mesmos somos jogadores, não ficaríamos satisfeitos com tal solução."
A comunidade não aceitou isso. "Você estava certa, Riot", um jogador disse em um post nos fóruns do jogo. "Isso é na verdade, baboseira". Para provar o que disse, o jogador fez alguns Pacotes Chroma ele mesmo e mostrou-os in-game em caso de qualquer duvida sobre a qualidade dos campeões:


Seu post original, que foi publicado três dias atrás, rapidamente pegou fogo quando outros fãs decepcionados também o viram.

Pode ter sido algo apenas para mostrar a todos que a Riot estava fazendo algo muito caro. Mas o chromas feitos pelos fãs rapidamente se tornaram algo maior do que só isso. Na quarta-feira a noite, Westborn, um alemão de 20 anos, que já tinha experiência em criar visuais personalizados para campeões, criou um tópico no subreddit do League of Legends dizendo " Criando qualquer Chroma que você quiser".

"Diga, e eu farei," ele prometeu. Tentando descobrir se era um blefe, ou querendo um novo modelo para seu campeão, as pessoas deram uma chance à sua oferta. Westborn, cujo nome real é Max, rapidamente começou a trabalhar. Outros também começaram a fazer chromas também. No inicio vimos coisas simples como um Volibear verde.


 E uma versão rosa do Zed:



Não podemos esquecer que estamos falando de League, sempre há espaço para pequenas brincadeiras, como "O ninja feliz dos arco-íris e gatinhos".










Para dar uma ideia melhor das possibilidades para os jogadores, queiram eles fazer novos chromas ou testar os chromas dos outros, Westborn fez um vídeo mostrando alguns dos campeões que já fez até agora:




Os chromas personalizados começaram a aparecer na noite da quarta-feira. Na quinta-feira de manhã, o subreddit estava inundado de pessoas mostrando seu trabalho ou pedindo chromas, que decidiram um subreddit dedicado a isso, "Chroma Requests".

Como alguns jogadores de League mais antigos, Westborn tem feito coisas personalizadas faz anos. Ele me disse no Skype hoje, que ele começou a mudar o aspecto do jogo três anos atrás, e descobriu que ele podia mudar muitas partes do League de acordo com seu gosto. Ele queria novos ícones para as habilidades do Udyr num certo ponto do jogo. Como a Riot não tinha adicionado ícones novos e é liberal com mudanças no jogos, desde que as mudanças não atrapalhem outras pessoas ( dando a um campeão vantagem injusta ), ele fez os ícones que queria:



 Conteúdo personalizado no League chega a níveis extremos, às vezes. Para me dar uma ideia de até onde se é possível ir com criatividade dos fãs, Westborn me pediu para procurar uma skin para o campeão mago Ryze. É chamado "A Bowl of Ryze", ( Um prato de Arroz [ Ryze = Rice ] ).



É muito fácil para qualquer um que tenha conhecimentos básicos de edição de imagem em softwares como Photoshop GIMP para fazer coisas desse tipo, Westborn insistiu. E é mais fácil ainda pegar o trabalho dos outros e adiciona-los ao seu jogo - tudo o que você precisa é usar uma aplicação chamada "Skin Installer Ultimate". Isso envolve um riso da Riot decidir banir as pessoas que fazem customizações e começar a tirar essas mudanças nos patchs. Mas esse nunca foi o caso no League of Legends.

Há um universo de conteúdo criado pelos jogadores para o League of Legends. A diferença é que agora, segundo Westborn, é que ele se sentiu obrigado a fazer conteúdo personalizado em massa porque a Riot vacilou.

"A intenção inicial do tópico era mostrar o quão fácil é fazer esses chromas," - Diz Westborn. "Esse nerd aleatório da Alemanha consegue fazer, e qualquer outro que se importe com isso, consegue facilmente aprender, de tão básico que é de se fazer."
Os preços dos Pacotes Chromas  são considerados escandalosos pelos jogadores mais antigos do League, jogadores como Westborn, porque darem um preço tão alto para coisas tão pequenas como uma mudança de cor base são como um tapa na cara, após você ter dedicado anos e centenas de reais no jogo.
"Isso não é um trabalho que vale 10 reais," - Ele continuou. "Isso devia ser algo legal que fazem em retorno à comunidade. Eu investi por volta de 1000€ no jogo e há muitos outros como eu. E eu nunca me importei em gastar esse dinheiro. Eu que quis, nunca fui forçado a comprar nada dentro do jogo ou ter alguma vantagem paga."

"É o mesmo com os chromas," ele conclui. "Mas ao contrario das skins, chromas não são algo que você tem que investir muitos recursos ou tempo para serem feitos. Chromas são algo pequeno - algo que tem o objetivo de fazer as pessoas felizes. Cobrar tal preço por eles, perdoe minha linguagem, uma puta sacanagem."
Não são os chromas em si que irritaram a comunidade, não é nem o fato de estarem cobrando por uma pequena mudança estética. Os jogadores de League geralmente adoram quando a Riot faz isso. Há uma razão para pessoas como Westborn chegarem a gastar 1000$ ou mais comprando essas customizações quando se pode fazer as skins você mesmo: Eles amam o jogo. Eles querem gastar dinheiro para suportar League of Legends e aplaudir o trabalho da Riot. Mas há muita diferença entre algo muito caro e ainda sim legal, como a skin DJ Sona e um pequeno ajuste de cor: A DJ Sona vale o seu preço, porque a Riot pôs muito tempo e energia para mudar a Sona e faze-la uma DJ futurística e bem feita.
"Eu amo o trabalho da Riot e me surpreendeu de uma maneira horrível que eles cobrariam tanto por simples colorações diferentes" Westborn insiste. "Eu comprei Pulsefire Ezreal e Udyr Guardião Espiritual porque na na época eles se dedicaram a fazer e isso se mostrou óbvio. Não é algo que vemos nas recolorações."
Agora que sua palavra se espalhou, Westborn está planejando um site para a comunidade do League achar trabalhos personalizados para qualquer campeão, prontos para baixar e instalar na sua cópia do jogo.
 "Foi uma surpresa gigante," Westborn diz sobre a repercussão do seu trabalho. "Nunca achei que teria tamanho publico. Agora, há um subreddit especifico para pedidos. Os jogadores estão descobrindo seus talentos criativos e isso é incrível. É um sentimento ótimo, saber que sou parcialmente responsável por isso, chega a ser surreal."
Fonte: Kotaku




Kisuke

Sobre o autor:


Pseudo-AD Carry, feeder profissional, tradutor da Pwn3ed e babaca nas horas vagas.

Redes Sociais :
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial