domingo, 26 de abril de 2015

[Opinião] Elo-hell: desculpa ou realidade?


(Texto redigido sob vários termos técnicos de League of Legends)

  Confesso que já gastei muitas horas da minha vida tentando upar meu elo. Terminei minha primeira Md5 na pré-season de 2013 e caí no Prata 3, por incrível que pareça. Não me atrevo a dizer que foi pura habilidade e estratégia porque, afinal, eu não tinha sequer a noção de que os minions davam gold quando você os matava; sendo assim, concluímos que eu fui carregado em praticamente todas as minhas partidas. Mas isso não importava, pois eu estava mega feliz sabendo que jamais cairia para o Bronze, famoso por ser um elo-hell. Ledo engano.
  Caso não saiba, elo-hell (segundo Kami, mid-lane da paiN Gaming) é aquele que você não consegue se desvincular, nem pra cima e nem pra baixo, e por isso ele é seu elo-hell, E o interessante desse termo é que, por mais que pareça ser algo restrito aos elos Bronze e Prata, ele engloba todos os outros elos porque a única regra que o permite existir é: você não vai sair de onde está. Claro, ninguém escolhe estar fixo em um elo, mas não há muito o que se fazer quando isso acontece, e eu já explicarei porquê.
  O fato é que existe, sim, o elo-hell, e acredito que todos nós já tenhamos passado por ele em algum momento. A grande questão para quem está nessa situação é: por que isso está acontecendo comigo? Será que eu sou muito ruim? Ou eu estou jogando numa lane em que eu não tenho domínio?
  Infelizmente, partidas ranqueadas não dependem só de uma pessoa para terminarem em vitória. Entre milhões de fatores para estar preso a um elo, darei só alguns: elo job , trollagens, egoísmo, birra, perda de controle do jogo quando está ganho, falta de comunicação e noção baixíssima de posicionamento. Sabe o que tudo isso tem em comum? Nenhum desses fatores se restringe a atingir apenas um jogador de cada equipe, provocando um efeito dominó em que o xingamento se sobrepõe ao jogo, e por mais que você esteja nulo a toda a discussão, sairá afetado pois não joga sozinho. Vou lhes dar um exemplo e acredito que muitos irão se identificar.
  Depois de toda a saga para terminar a Md5 e cair no Prata, tive que realizá-la de novo pois a temporada mudou. Dessa vez, não tive tanta sorte e caí no Bronze 3 porque, no fim das contas, eu não jogava como um prata. Continuei jogando partidas ranqueadas e cheguei ao lendário Bronze 5. Mas o problema de tudo isso é que a culpa não era exclusivamente minha; por várias e várias vezes eu cai em times AFK, com trolls ou com jogadores que mais digitam do que jogam. O que eu poderia fazer? Nada. Apenas continuar jogando. E foi o que eu fiz, até terminar a season no Prata 1 e, posteriormente, alcançar o Platina 4.
  O que eu quero dizer é que filas ranqueadas funcionam assim, e nós não temos controle sobre isso. Se você quiser upar seu elo, a única solução é ter paciência e continuar jogando. Se você for bom e tiver um pouco de sorte, com certeza irá subir. O elo-hell existe? Sim, mas ele não é desculpa para você se conformar com a sua posição e desistir de avançar. No LoL, a insistência é que te move, não apenas a sua habilidade.
  Refletindo sobre o texto e não sobre a minha idade, escreva aqui nos comentários se você já passou pelo elo-hell e qual foi a solução que você encontrou ou ainda está procurando para se desvincular dele. E claro, lembrando sempre que existem opiniões diferentes da sua.

Este texto não reflete a opinião oficial da Pwn3ed. Todas as suas informações são de total responsabilidade do autor.

Jaum

Sobre o autor:


Redator da Pwn3ed, 16 anos e nascido no interior de São Paulo. E não, eu não falo poRteira.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial