quinta-feira, 2 de abril de 2015

Why So Broken?

Olá galera, meu nome é Guilherme Gambini, alguns de vocês devem me conhecer como o MrLoLdude, para os que não conhecem, eu sou ex jogador de Counter-Strike 1.6 e ex treinador de League of Legends, tive breves passagens pelo tier1, e recentemente pelo tier2, além de treinador, eu também sou 'professor' do LoLzinho, pois estou há um ano tentando construir um cenário um pouco melhor, dando dicas e ajudando a galera que almenja algo dentro do competitivo.

Bem, sem mais papo, esse será meu primeiro de muitos posts aqui na Pwn3d, onde eu vou falar sobre os famosos campeões broken do nosso LoL, tanto do competitivo quanto do SoloQ, vou tentar de uma maneira simples mostrar os pontos fortes e fracos, maneiras de vencer os mesmos, e é claro, coisas que você não deve fazer a menos que sua vontade de ser molestado por ele no jogo seja muito grande.
Para começar essa série de dicas, nada melhor que começar falando do que pra mim é o campeão mais desbalanceado em questão de SoloQ, principalmente pela ausência de sinergia, o que facilita muito a vida desse campeão.


Katarina, the Sinister Blade.


Pessoalmente eu não conheço uma pessoa que não esteja cansada desse boneco aparecer no final da fight e começar a rodar igual o peão da casa própria e matar 3/4/5 aliados, essa mecânica de aplicar uma marca com uma skill e causar dano bônus no target ao estourar essa marca com alguma habilidade é provavelmente a coisa mais forte que pode existir, tanto nas filas rankeadas quanto no competitivo, no inicio da partida é muito simples você conseguir dar outtrade* no adversário, principalmente esses maguinhos indefesos da midlane.
Bem, de inicio, vou citar alguns pontos que tornam a Katarina um midlaner broken :

- Suas habilidades não possuem custo.
- Seus Tempos de Recarga são extremamente baixos.
- Graças a sua passiva, mesmo após a modificação da mesma, em um teamfight, Katarina consegue explodir pelo menos três targets antes de parar devido ao Tempo de Recarga.
- Shunpo é um habilidade que serve tanto para iniciação quanto para fuga, além de conceder 15% de redução de dano por 1.5 segundos, ou seja, ela se torna bem mais segura graças a essa habilidade que, caso ela consiga os resets, ela ira usar mais de um vez na luta.
- A vida e a resistência mágica base de Katarina são uma das maiores do jogo, além do seu ganho de vida por nível ser extremamente alto, o que torna ela um assassino midgame muito mais forte que os demais.


Bem, para a nossa alegria, nem tudo são males, Katarina possui uma porção de 'pequenos problemas', que acabam exigindo um pouco de prática por parte do jogador :

- Um mago melee quase sempre sofre um pouco contra heróis com um bom range, por isso, heróis como Ahri/Xerath tem uma vida relativamente sossegada contra Katarina, visto que ambos possuem um controle de grupo para evitar um burst no nível 6, um bom range e uma boa quantidade de dano em poke.
- A famoso Exaustão é um dos feitiços mais fortes contra assassinos, além de retirar boa parte do dano do alvo, também tira sua Armadura e Resistência mágica, o que é muito útil principalmente contra um campeão que tem redução de dano em uma de suas habilidades.
- Katarina, bem como a maioria dos assassinos, é dependente de kills, por isso, controle de visão e comunicação, mesmo que seja escaço nas filas rankeadas, é algo muito importante para evitar a criação de um monstro no jogo, fiquem atentos a isso.


Como vocês devem ter notados, os pontos negativos da Katarina sem relativamente mais complexos do que os pontos fortes dela, é necessário uma noção um pouco mais que básica para conseguir lidar com esse campeão, agora vou deixar algumas dicas que são bem importantes caso você tenha que jogar mid e não esteja familiarizado com esse matchup :

- Opte por campeões com boa mobilidade, como Zed e Ahri, além de ter uma lanephase segura, Zed constuma ter facilidade contra magos com range, não seria diferente contra um mago melee, abuse de suas Shurikens, e se a coisa ficar feia, tenha sempre sua sombra pronta para fugir. Ahri por sua vez costuma fazer muita pressão na lane, além de ter um bom poke e sustain, o que vai deixar a Katarina sem muito espaço para passear pelo mapa e conseguir kills.
- Zed costuma buildar Hexdrinker contra a maioria dos APs, o que torna ele quase que imortal, contra Katarina não deve ser diferente, por isso, lembre sempre de partir para MR antes de começar sua Espada do Rei ou a Lâmina Fantasma. Para Ahri, há o Cetro Abissal, que além de proporcionar MR e AP, vai retirar um pouco da resistência mágica de Katarina, visto que ela sempre ira entrar no range da passiva do Abissal para poder te dar dano, e é ai que você consegue vencer a troca.
- De Zed, você pode sempre dar o primeiro passo, forçar uma luta ou um fazer uma rotação pelo mapa antes da Katarina é sempre algo viável, visto que numa situação igual, as chances de você vencer um duelo 1v1 é infinitamente maior do que a dela, porém, lembre-se de coordenar suas skills de uma maneira inteligente, não adianta você começar uma luta com sua ultimate, estando com menos HP e sem a Hexdrinker por exemplo, isso só dará a Katarina a vantagem que ela tanto precisa para vencer você. Estando de Ahri, seja mais tranquilo, como falei anteriormente, você possui boa presença de lane, o que vai tirar bastante os espaços da Katarina, então, escolhe por forçar a lane e decida você o ritmo que o jogo ira tomar, você pode controlar a visão da jungle adversária, ou tirar a visão do adversário de pontos específicos, você pode optar por tentar pegar a Katarina na jungle enquanto ela tenta uma rotação desesperada, ou pode fazer isso com o jungle adversário também, além é claro de que você pode decidir a hora de gankar o bot ou o top, basicamente, você estando de Ahri contra Katarina, cabe a você decidir qual será o destino da partida.

A respeito das lutas em equipes, é sempre importante algumas outras coisas :

- Se você possui algum controle de grupo capaz de parar a Katarina, como por exemplo a Fúria do Dragão de Lee Sin, ou o Esfolar de Thresh, assuma a responsabilidade de parar sua ultimate, comunique-se com sua equipe, para que eles não gastem todos os controles de grupo em um único alvo, essa é uma dar partes mais importantes das lutas em equipe, seja para as filas rankeadas ou para o competitivo, a distribuição de controle de grupo é algo fundamental, lembrem-se disso.
- Lembre também que, mesmo que Katarina tenha uma grande quantidade de dano, ainda sim ela é um campeão que possui HP, e, bem como todos os outros, uma hora ela morre, por isso, caso você seja um dos portadores da maior quantidade de dano em sua equipe, lembre-se de eliminá-la o mais rápido possível.
- Muitas vezes Katarina precisa de proteção, como o BlackShield da Morgana, que torna ela invulnerável aos controles de grupo, bem, nesse caso, não há muito o que fazer além de sentar e chorar. :(

E por fim, mas não menos importante, se você tem algum receio desse herói, ou acha que seu time não vai conseguir parar o mesmo, recomendo que use o método mais seguro do League of Legends : DÊ BAN !

Bem, é isso galerinha, espero que vocês gostem :)




* outtrade : Vencer uma luta ou trocação contra o adversário no 1vs1.

** Lembrando que todo e qualquer texto postado pela minha pessoa se refere a minha opinião, sempre haverá divergências por parte de outras pessoas. :)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial