sábado, 23 de maio de 2015

Ekko - Perguntas e Respostas - Jogabilidade! [Parte 2]


Para começar, Gypsylord respondeu algumas questões sobre Ekko,  por que ele é AP ao invés de AD, ter um outro campeão com poderes temporais vs Zilean, a afinidade dele com Zaun e mais.
"1. Por que decidiram fazê-lo AP ao invés de AD?
 2. O que Vel'koz pensa do poder que Ekko tem sobre o tempo?
 3. Nesse mesmo raciocínio, o que Zilean acha?
 4. Por que fazê-lo com origens em Zaun?
 5. O que achou das reações dos jogadores até agora?"
Ele respondeu:
"1. Por duas razões: Tematicamente, Ekko é um garoto magro que usa coragem e mágica temporal para vencer lutas ao invés de proeza física. Mecanicamente, fazer um assassino AP nega a ele ter certas vantagens que AD dá ( ataques básicos poderosos, roubo de vida e grande dano à estruturas ). Isso nos permite fazer seus feitiços e utilidades mais tangíveis.
2. Vel'koz provavelmente apenas quer desintegrar ele para conseguir "os conhecimento tudo"
3. Ekko usa seu Z-Drive de forma bem inconsequente, creio que Zilean ( talvez o Bardo ) possa estar preocupado com os efeitos de mexer com a linha do tempo.
4. Ele ter um aparelho de tempo hextech faz com que seja de Zaun ou Piltover. Nós gostamos de Zaun nesse caso por que temos muitos vilões de lá mas não muitos heróis interessantes ( Vi se mudou para Piltover ), então sentimos que podíamos fortalecer a facção e ter melhores histórias com Ekko sendo de Zaun. Também há uma certa sobreposição do Ezreal com um Ekko Piltoviano. Coloque "garoto do tempo" numa cidade privilegiada e terá uma pessoa muito diferente.
5. Eu estou feliz com as reações :) As pessoas parecem bem ansiosas e tem reparado muito nas coisas principais que queríamos atingir com o campeão e jogabilidade. Ele será divertido."
Riot ShadowStorm também comentou na discussão Ekko vs Zilean:
"Vocês tiveram algum problema em fazer outro campeão baseado em tempo quando Ekko estava sendo criado? Ekko e Zilean se conhecem?"
"Não tivemos problemas com isso. Como gypsylord mencionou em outra resposta:

Nós sentimos que o espaço para magia temporal não estava cheio apenas com Zilean, e pensamos: 'E se fizermos um assassino temporal que tem poder pra voltar no tempo?!?!?'

Conscientemente não entramos no espaço pessoal do Zilean. Acho que o Ekko faz coisas muito bacanas com o tempo ( tanto em jogabilidade quanto como campeão no geral ), então não há muito problema nisso."
Quando perguntado sobre a posição e papel intencionados para Ekko, assim como builds, Riot Velocity compartilhou:
"1. Quais são as posições ideais do Ekko? Ele parece ser feito para mid mas com jungle e top sendo escolhas viáveis.
2. Funcionaria itemizar como bruiser?Buildar Bastão das Eras, Manopla dos Glacinatas e o novo Cetro Abissal parece funcionar bem com ele.
"
 "1. Ekko foi feita para ser primariamente jogado na mid, mas temos um bom número de rioters jogando com ele top e na jungle. Nós super recomendamos que testem-no em lanes diferentes para definir o que você acha melhor!
2. Quando ainda estávamos planejando a jogabilidade do Ekko, pretendíamos fazê-lo mais como um bruiser como você sugeriu, mas com o tempo, seu kit evoluiu e cada vez mais buildamos ele com itens para assassinos de burst. Acho que conseguimos um bom equilíbrio onde fazê-lo bruiser funciona assim como faze-lo assassino.

Espero que goste dele!"
Quando questionado se inimigos podem ver o "clone temporal" do Ekko, Riot Velocity notou:
"Sim!

Se a ultimate do Ekko está disponível, todos no mapa ( incluindo inimigos ) podem ver o traço que ela deixa.

Mas não é possível vê-la pela Névoa de Guerra."
Iniquitee também comentou:
 "Sim, inimigos veem, e é parte importante de seu counter-play, similar a saber onde a bola da Orianna está em todos os momentos ( uma vez que poder ser muito perigoso!)."
Riot Velocity também respondeu se algo tem potencial de interromper Ekko no uso de seu R para voltar no tempo.
"Como a ult do Ekko interage com a do Azir? ( Ekko ainda volta para onde estava 4 segundos atrás ou é interrompido pela ultimate do Azir )?"

"Olá!
Quando Ekko ativa sua ult ele fica invulnerável e não pode ser alvo de ataques/habilidades durante a conjuração, o que significa passar por qualquer terreno ( até a ult do Azir ) não é problema para ele!"
Gypsylord continuou, falando sobre a alta utilidade do Ekko como campeão e como a trilha de sua ultimate interage com feitiços de invocador:
"Deixando a história de lado, o que foi feito para garantir que Ekko não é outro campeão OP que irá sair do PBE e dar free-lo para as pessoas? Quais as possíveis mudanças futuras que poderemos ver nele?

Como a passa da ult ( a trilha que o segue ) interage com Flash, Teleporte, Marca, Exaustão ou até mesmo a ult do Urgot?"
"Esperamos que ele faça boas trocas com o poder que estamos dando à ele. Utilidade muito alta, mas tem que trabalhar muito mais do que Zed ou LB para conseguir burst ( e tem menos que os demais ). No futuro ( se ele estiver forte ), posso ver-nos mexendo em seus danos base ou no escalonamento de AP, para termos certeza de que uma fraqueza existe.

A passiva tenta recriar EXATAMENTE onde ele estava 4 segundos atrás. Então, flash, teleporte, etc vão sim ser levados em conta quando ele voltar."
Sobre o lado técnico das coisas, Riot Szymba adicionou:
"Foi particularmente difícil fazer as mecânicas para a ult dele, contando com marcar onde ele estava alguns segundos atrás?"

Então, na verdade, mapear onde ele estava 4 segundos atrás foi bem simples. Fazer uma animação que se move suavemente de ponto em ponto com esses dados é que foi difícil."
Sobre o vídeo Segundos, no qual vemos Ekko machucado após voltar no tempo, mas dentro do jogo ele é curado, Gypsylord explicou:
 "Por que Ekko ganha vida de volta quando ele usa sua ult, mas em sua lore, ele leva seus machucados consigo?"Ah, historia engraçada, a intenção era de a lore REFORÇAR o fato de que ele só ganhar uma PORÇÃO da vida que perdeu quando usa a ultimate ( ao invés de ser uma cura completa de seja lá qual o dano ele sofreu). A ideia é de que, ele podendo voltar no tempo, possa consertar um osso quebrado, mas ainda SENTIRÁ cada um dos acertos. Todo erro tem consequências."
Gypsylord continuou, elaborando sobre a escolha da ultimate do Ekko e o conceito de viagem no tempo num jogo online.
"E ai, Riot!
Uhh, sobre o vídeo do youtube.
Sabe como ele voltou no tempo, por que não puderam fazer o mesmo dentro do jogo?
Pois se olhar sua ultimate no jogo, ele não volta no tempo completamente, é mais um burst de dano ( o que é muito daora )
Por favor, responda assim que possível!!!"


"Quando estávamos testando o kit do Ekko, nós meio que nos deparamos com a dura realidade: Muitas habilidades baseadas no tempo não são 'okay' para um jogo multiplayer. O R do Ekko costumava resetar o mapa INTEIRO em 8 segundos. Era super bacana e incrivelmente temático, mas também intrometido e beneficiaria muito o time do Ekko quando usado. É um ótimo exemplo de uma bela execução temática que falhou na jogabilidade. A ult atual é menos temática, mas ainda captura boa parte da ideia do que voltar no tempo é ( desfaz um pouco das coisas ruins que aconteceram, volta para onde você estava e te faz pensar no passado, te dá uma segunda chance em lutas ).

A metralhadora da Jinx teve desenvolvimento similar. Inicialmente, não tinha ataques individuais e ao invés, atirava uma constante rajada de tiros ( como uma minigun de verdade ) mas essa mecânica tinha grandes problemas de farm e clareza, e então trocamos para o modelo atual ( rápido pacas depois de um tempo ). Pow-pow não é uma minigun perfeita, mas dentro do contexto de League, ela PARECE uma."
Quando questionado se é intencional permitir que Ekko dê recall, compre, e use R para voltar para a lane, Gypsylord respondeu:
"Vocês irão remover aquela coisa legal que dá para fazer com a ult do Ekko, usando-a para voltar para a lane após o recall? Pls, não."
"Provavelmente não. Acho que o tempo de recarga deixa isso bem justo. Ele não é tão bom em lutas quando sua ultimate não pode ser usada, então se ele quiser voltar para a lane usando-a, não vejo problema algum."
Sobre usar o R do Ekko ofensivamente quando os inimigos podem ver onde você irá parar, Gypsylord disse:
"Como ele poderá usar sua ult de forma ofensiva vs defensiva, se a trilha está sempre atrás dele? ( Eu tenho minhas próprias ideias, mas pensando no ponto de vista do design, como você o vê fazendo isso? )Tem de achar um jeito de fazer as pessoas estarem onde você estava 4 segundos atrás. Um jeito fácil é fazer que alguém te siga e criar distancia suficiente para que ele fique 4 segundos atrás de você. Pode combar com uma ult do Gnar ( visto que Gnar pode segurar as pessoas por uma eternidade enquanto a trilha alcança os inimigos). Usar zhonyas também é uma boa, usar o ativo durante uma luta lhe dá 2 segundos de segurança enquanto a trilha vai para onde você precisa que ela vá."
Quando questionado o que pode ser alvo de balanceamento pós lançamento, Riot Velocity comentou:
"O que vocês acham que terão que balancear inevitavelmente no patch após seu lançamento? Em qual sentido seria esse balanceamento?

"Ótima pergunta!
No momento, temos uma boa ideia do que faremos se Ekko estiver muito fraco/forte no seu lançamento. O que pode mudar é:
Escala de AP da ult - O que achamos dessa mudança é que Ekko tem um burst fantástico junto de sua ultimate, mas enquanto é alto, também é bem falível em muitos cenários. Se seu burst se em todas as situações se provar muito forte, fique de olho aqui.
Reduzir sua velocidade de movimento base - No momento ele tem 345 de MS, o que definitivamente uma das mais altas velocidades de movimento iniciais. Se ele estiver correndo demais entre uma lane e outra, iremos mexer nisso.
Buffar sua escala de AP do Q - Ekko é um campeão que escala muito bem com certos itens, tendo seu pico de poder no segundo item. Dando um pouco mais de escala AP no primeiro nível de seu Q irá ajuda-lo a sobreviver matchups mais complicados.
Com certeza tem mais que eu esqueci, mas esses são os 3 mais importantes!
Obrigado pela pergunta. :)"
Riot Velocity também comentou sobre a ult do Ekko e sobre a "bolha" de seu W.
"1. O tempo que Ekko pode voltar aumenta à medida que ele ganha níveis? Se não, sugiro que deveria, nem que por talvez, .5 segundos por nível, dando a ele +1 segundo no nível 3"

"1. No momento não temos planos para aumentar o tempo de "rewind". Nós achamos muito importante que os jogadores joguem em torno da ult do Ekko, e aumentando esse tempo, pode fazer isso confuso para o invocador do Ekko e seus inimigos."
Para finalizar a seção de Jogabilidade, temos Gypsylord respondendo várias perguntas:
"Muito tem sido dito sobre a passiva do seu W, mas sinto que sua passiva natural é muito forte também. Isso foi algo preocupante ou uma área importante quando balanceando seu poder?

Seu W tem um foco maior por seu ativo também. Eu entendo que é uma habilidade baseada em predição e amo isso nele, mas o nível 1 não está um pouco forte demais? Um campo de longo alcance que dá slow, stun em potencial e um bom escudo no primeiro nível. E também, o escudo não fica meio deixado de lado quando o stun é atingido, devido as durações serem tão similares? Proteção do que tem fora enquanto você ataca quem atordoou? As vezes parece que eu estou esperando apenas pelo atordoamento ou apenas o escudo.

Por que decidiram fazer a segunda parte de seu E um pulo? Acho que é um conceito interessante e terá muitas formas criativas de se usar
.

Por que o símbolo sobre seu holograma? Significa algo? Você acha que poder ser mais uma distração após atualizações de textura para limpar skin e hide eye candy para remover movimento desnecessário?

Por que eu tenho uma impressão que me remete a baseball do Ekko? Ele foi baseado em algum tema na historia?

Iremos ter uma distinção em cores similar as auras azuis/vermelhas na bolas da Syndra para o Ekko aliado/inimigo? Vejo que o símbolo sobre sua cabeça poderia ser isso, mas com eles sendo aleatórios, não sei se irá ajudar muito


Ele é órfão?

Esse é o elo final do porque da Jinx amar tanto zoar a Vi?

Eu testei Ekko AD e tive muito sucesso, usando minhas habilidades apenas pelo cc. Isso é algo preocupante?

O que você acha pessoalmente do Ekko na jungle? E se fizerem-no como suporte? Pode não usar seu potencial todo, mas seu cc e utilidade poderiam funcionar bem junto com um ADC.

Gypsylord, você tem algo com o número 3? Todos os seus campeões funcionam em volta desse numero."


"1. A passiva natural do Ekko é muito importante para seu kit por conta da utilidade que ela traz, que permite que ele se mova por uma luta e atordoe inimigos para que ele e seus aliados consigam abates. Importante ter essa utilidade se ele não será tão bom em burstar pessoas como outros assassinos.

2. O W1 pode sim estar muito forte, estaremos de olho quando sair para o servidor live. A intenção é de ser bem forte mesmo, pois é muito difícil acerta-la. E é também uma das grandes razões para se querer Ekko no seu time, para ter esse AoE CC combo. O escudo intencionalmente dura pouco menos que o stun. Ele não precisa desse poder extra vs a pessoa que ele atordoou. É mais para proteger ele das pessoas de fora da bolha e dando-lhe uma recompensa por entrar na bolha, mesmo que ninguém esteja dentro dela.

3. Tematicamente, eu achei que seria legal ele ter essa distorção temporal que ele pode fazer, e teleporte faz sentido nisso. Mecanicamente, isso permite que ele desvie de projeteis e  se usado corretamente em engages, dá uma sensação de velocidade ao impacto da habilidade.

4. O símbolo não está ali para temática, e sim para clareza, tem que ser bem claro no meio do caos de uma luta que AQUELA COISA É PERIGOSA

5. Ele tem uma coisa parecida com um taco e aquelas calças :D Ele me lembra do Scout do TF2 que tem temas similares baseados em baseball.

6. Nossa intenção é que eles sejam diferentes para cada time. Se não estiver claro o suficiente, nós iremos consertar.

7. Ekko tem pais, ele não é órfão.

8. Jinx realmente tem uma fixação pela Vi... Me pergunto porque...

9. Similar ao bruiser Ekko, é bacana ver a AD Ekko como uma offbuild, mas não gostaria que essa fosse a melhor maneira de builda-lo. Prefiro vê-lo entrando e saindo das lutas para burstar inimigos do que ver ele apenas "treinando" com ataques básicos AD.

10. Suporte, provavelmente não tão bom, ele é puro CC e sua fase de rotas não é boa o suficiente, sem contar que ele precisa de itens para escalar. Jungle talvez funcione, depende de quão bem ele consegue limpar os campos, no momento ele apanha bastante até conseguir alguns itens.

11. EU AMO PASSIVAS DE 3 ACERTOS. Do ponto de vista de design, elas garantem bons momentos de crescimento enquanto permitem aos oponentes oportunidade de se afastar e evitar dano. Acho que usei muitas formas de usar uma nova passiva assim que seja realmente diferente, provavelmente não farei outra."




Fonte: S@20




Kisuke

Sobre o autor:


Pseudo-AD Carry, feeder profissional, tradutor da Pwn3ed e babaca nas horas vagas.

Redes Sociais :
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial