quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tópicos em Destaque: Elise e Arauto de Zeke



Meddler apareceu no fórum para dispor quais as ideias da equipe de balanceamento para a Elise no 5.14, onde provavelmente ela receberá um buff.

Linha de pensamento atual:

  • "O 5.13 contém mudanças significativas para a Glaive Rúnica e para itens que a Elise constrói durante a partida. Glaive Rúnica é um bom item para ela? Não sabemos, mas muitos jogadores tem mostrado uma preferência boa pelo item;
  • Elise simplesmente subiu em nossas estatísticas. Muitos jogadores a usando, mas parece que o desempenho dela nos jogos não está sendo o melhor;
  • Com esses dados em mãos, estamos segurando qualquer alteração para ela no 5.13. Queremos que passe um ciclo completo antes de modificarmos algo;
  • Caso a Elise não tenha uma melhora significativa nesse ciclo, iremos sim dar alguns buffs para ela no 5.14."

Gostaríamos de saber mais algumas coisas relativas ao balanceamento:

  1. Sabemos que a Elise não está bem dentro da Liga. A equipe de balanceamento sabe o motivo disso? Gostaria de não receber a resposta: "acreditamos que ela foi um pouco nerfada de mais"; gostaria mais de: "esses são os fatores que a tornam fraca atualmente.";
  2. Ela está tão desconexa que precisará de uma atualização na sua jogabilidade? Possivelmente um rework?;
  3. A equipe de balanceamento está dedicada em mantê-la como uma jungler, acabando com todo seu potencial para solo laner? Ou estão pensando em permitir que ela possa se sair bem tanto na jungle quanto na solo lane?

"A força da Elise durante a partida tem uma curva muito grotesca. No nível 3 ela é extremamente forte, mas ela cai grosseiramente no mid/late game. Seu E sempre foi ruim, desde a mudança na duração do stun.

Sua capacidade para pick offs, sem se colocar em risco, é extremamente valorizada em jogos organizados, diferente do SoloQ. É uma habilidade bem difícil de se balancear para que seja justa em SoloQ e que não seja opressiva no competitivo.

Algum tipo de atualização em sua jogabilidade já foi considerada... Mas é muito improvável que esse seja o ano de tal atualização. Contudo, sim, já pensamos que esse seria o caminho mais correto para percorrer.

O kit da Elise simplesmente pede para ela ser utilizada na jungle. Mas não temos aversão em torna-la viável para solo lane, desde que seja saudável (nada de spam de Q na forma humana) e que, por conta disso, não signifique deixa-la extremamente carregada e poderosa na jungle."




Riot Jag apareceu no fórum para esclarecer as intenções por trás das mudanças no Arauto de Zeke, que estão planejadas para o patch 5.14:

"Esse item poderia ser feito por tanks, lutadores e suportes que quisessem amplificar o poder ofensivo de sua equipe. Contudo, poucos eram os campeões que realmente poderiam utilizar os elementos desse item de forma eficaz, o que levava a uma taxa de compras extremamente baixa, apesar do item ser forte. Fizemos um ótimo trabalho com o Cutelo Negro, então queremos dar o mesmo amor para esse item.

Mudamos a receita e o item agora é ativo e tem uma nova passiva: 

  • Ativo: se liga a um alvo aliado e desfaz outra ligação já existente do mesmo item. Tempo de recarga de 60s;
  • Passiva: quando ambos estão interligados, começam a gerar cargas, como na Statikk e Luden. Usando habilidades ou atacando faz com que as cargas se acumulem mais rápido. Quando o item estiver completamente carregado, 100 cargas, ao causar dano o item ativa um buff que garante 50% de chance de crítico e amplifica o AP em 20% por 6s.

Esse item é o sonho de quem gosta de DuoQ. Agora seu suporte pode escolher dar aquele UP para quem deve causar o maior estrago nas lutas. Esse item vai dar à dupla um imenso poder e se a equipe inimiga não prestar atenção, vão pagar caro. E sim, os valores não estão errados: 50% de chance de crítico adicionada e 20% de AP amplificado!

O problema com o Zeke antigo é que ele simplesmente parecia não ser satisfatório, mas quando 3 ou 4 jogadores do seu time podiam usar o item ao seu máximo ele simplesmente era broken. Por isso mantivemos o péssimo caminho para construir o item. Acreditamos que seja necessário existir um item com uma aura de roubo de vida na loja, mas o Arauto de Zeke não será esse item.

Apesar da animação, estamos sim preocupado que o item vire um: "compre esse item em todos os jogos". Queremos que ele seja específico para alguns personagens e composições. Não gostamos muito de saber que alguns itens são bons em qualquer contexto do jogo.

Por agora, queremos que esse item seja uma escolha boa para suportes que podem tirar proveito de AP. Pode ser que esse item seja o que as Sonas e Namis estavam esperando para construir a partir de uma Proteção Glacial. Caso vocês achem que o item tem boa sinergia com suporte mais tanks, por favor, experimentem e nos deem um feedback.

Basicamente queremos que o item seja utilizado quando você se deparar com:

  • Quando seu time for composto por vários campeões que tenham escalonamento excelente com AD e que sejam baseados em ataques básico; 
  • Você deve ser um suporte com bom potencial para peel e poder sacrificar um espaço de item para buffar aquele aliado super importante;
  • Seus oponentes estão criando Armadura de Espinhos e que eles não tenham, ou que seja muito pouco, potencial para wombo combos.

 Itens de aura invisível normalmente são subestimados e parecem ser pouco satisfatórios, por mais que sejam extremamente fortes. A única maneira de fazer com que eles sejam notórios é torna-los INCRIVELMENTE OPs.

As mudanças no item foram por conta de: ser um item difícil de se encaixar e obter para os suportes e que ele simplesmente não parecia ser útil o suficiente, sendo uma compra específica de mais.

Esse nível de interpretação, de quando um item pode ser bom ou não, é o que queremos. Itens e builds que podem ser adaptadas dependendo do jogo. Sendo assim, é bem pouco provável que você poderá construir Cadinho e Zeke no mesmo jogo sem sacrificar outros itens e status importantes. Um nível mais profundo de tomada de decisão é o que queremos alcançar aqui, presumindo que tenhamos uma situação igual no tocando ao balanceamento de itens.

Resumindo: o Zeke antigo era específico de mais para realmente ser um item útil e atraente; o novo Zeke é bem diferente, mas pode se encaixar em mais cenários que o antigo; acreditamos que o novo Zeke pode trazer um planejamento mais técnico e que depende muito de boas decisões quando tratamos de builds para suportes."


Fonte: Surrender at 20
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial