segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quais os Campeões mais Broken?

Olá, pwn3edianos!

Lexis aqui e neste tópico teremos um vídeo sobre quais os campeões mais broken/quebrados existentes no LoL na visão de stonewall008. Esse vídeo é do canal dele: stonewall008. Stonewall é um jogador de alta divisão e prefere jogar como jungler. Ele faz vídeos informativos incrivelmente interessantes e quando se trata de jungle o cara é muito bom. Ele possui conteúdo bem informativo sempre consegue colocar uma pitada de humor inteligente nas suas observações.

Esse vídeo me chamou a atenção porque é um assunto atemporal. Stonewall também explica a diferença de cada uma das classificações que ele dá para campeões com problemas de balanceamento: broken/quebrados, gimped/complicados e toxic/tóxicos.

Bom, vamos ao que importa.  o/




"Muitos jogadores sempre me perguntam o que eu penso de alguns campeões. Quais são os mais chatos, estúpidos, desbalanceados, etc. Primeiro, para mim campeões broken não tem nada a ver com algum campeão que eu desgosto particularmente, muito menos se tal campeão está ou não stompando no meta atual. Ao meu ver existem 3 classificações para campeões que sofrem com algum tipo de problema envolvendo balanceamento:

  • Gimped: campeões cujo kit simplesmente não funciona direito como um todo, não faz o menor sentido ou uma das habilidades é tão estúpida que a Riot precisa retirar força das outras para tentar tornar o campeão balanceado. Não preciso nem comentar que a maior parte dos campeões gimped estão na fila de espera para um rework.

  • Toxic: um campeão tóxico é um campeão que simplesmente não é divertido de jogar (normalmente contra). Alguns deles são também gimped e não podem ser alterados, mesmo que estraguem a diversão do jogo, por serem os "favoritos" da comunidade. Normalmente são campeões simplesmente nojentos e algumas vezes não são viáveis. Essa classificação tende a ser algo mais pessoal e não é motivo para nerfar um campeão, a menos que o estilo de jogo do campeão atinja níveis de toxicidade tão altos que literalmente acabem com a diversão do jogo.

  • Broken: campeões que possuem kits que podem torna-lo desbalanceado em momentos específicos. Esses campeões são espiritualmente desbalanceados e precisam ser controlados por mudanças numéricas, fazendo com que se tornem gimped em alguns casos. Podem se tornar monstros por mudanças indiretas, normalmente em itens. Isso acontece por conta do campeão ter um kit muito simples, mas que foge do controle facilmente, por ter um kit extremamente carregado ou as habilidades parecerem individualmente justas, mas quando combinadas criam um desbalanceamento.

Então aqui vão os 5 campeões que acredito serem os mais broken. Não sou o único que pensa assim, tendo a própria Riot já confirmado alguns deles como realmente broken."


Mordekaiser



"Mordekaiser es numero uno. Se você não estava no LoL quando ele era top pick então dê graças a Deus. Neste matchup ou você ganhava gloriosamente ou queimava no fogo aterrorizante do inferno. Ele ganha escudo quando usa suas habilidades e TODAS as suas habilidade, com exceção da sua ult, são AoE. Isso significa que ele vai empurrar sem parar e ao mesmo tempo construir um recurso defensivo que ele pode recarregar facilmente. Se você não pode retirar facilmente o escudo dele, você simplesmente perde. Ele não tem mobilidade ou utilidade fora seu dano, então a Riot o mantém assim para que seja possível lidar com ele de alguma forma.

Um campeão como ele, que dificilmente tem uma luta justa contra seus oponentes, é o tipo que a Riot não pode permitir que se torne competitivo. Ainda nem falei da ultimate dele, que provavelmente é a parte mais broken de seu kit. Quando o personagem que Mordekaiser marcou com sua ult morre, ele ganha um fantasma que atua como uma versão levemente buffada do campeão inimigo (incluindo os itens do campeão inimigo). Aquela Vayne super feedada agora é a SUA Vayne super feedada. Além disso sua ult garante vida e AP, dando um potencial porco para virar lutas/jogos."

Shaco



"Eu tenho um ódio pessoal pelo Shaco, mas ele legitimamente é um campeão broken. Ele também é um dos favoritos do público e por isso a Riot não pensa em modifica-la tanto quando deveria. Ele costumava ser muito mais escroto no lançamento, mas ainda é um saco. Ele é broken por conta de seu kit carregado, frustrante e simplesmente babaca. Suas caixas causaram anos de problemas e desbalanceamento por permitirem que ele tenha um controle de campo grande, trapaceie a jungle e garantem wards grátis para/contra invasões e counter ganks. O mini flash dele garante um acerto crítico e uma furtividade curta que é simplesmente injusto contra vários junglers (muitos não tem nem a chance de se defender) e ainda permite que ele seja um peixe tão escorregadio quanto o Fizz. Ele tem um CC teleguiado e suas caixas tem um fear AoE. Ele também pode trapacear em objetivos, como Dragão, graças a suas caixas e ultimate.

A maneira de se lider com ele é pegar um jungler pode possa mata-lo e que possa usar seu tempo para apenas caça-lo ou seu time precisa ser super passivo e esperar o mid game para então começar a empurrar as lanes. Se ele conseguir gold por abates ele vai crescer e ficará somente no split push, sendo ainda extremamente difícil de apanhar e matar.

Se alguma mudança indireta acontecer que permita que ele trapaceie ainda mais a jungle no início do jogo, a Riot será obrigada a nerfa-lo MAIS UMA VEZ, como já fizeram muitas anos atrás."


Xin Zhao



"Ele é um caso simples de explicar: o kit dele é simples e tem boa sinergia por si só. Ele é basicamente um míssil nuclear que aniquila quem ele escolher avançar e pode simplesmente estragar um jogo por conta disso. Por que ele seria considerado broken? Por conta de seu kit ser simplesmente de mais, o que o torna difícil de balancear quando tratamos de números. Toda jogabilidade do Xin se resume a: mergulhar na cara de alguém, usar todas suas habilidades de CD e custo baixo (além de que o CD delas diminui durante o ato de sodomização) e usar tudo novamente, não deixando espaço para seu alvo reagir. Se um Xin tiver velocidade de ataque suficiente e muita redução de recarga, você só sobreviverá caso você seja mais forte ou tenha um aliado para te ajudar durante o massacre.

Para alguns isso parece ser razoável, que para lidar com um Xin basta ter trabalho em equipe. Isso até que é certo, mas só se aplica no estado atual do Xin. Com o já visto em patches passados, se ele se tornar o "flavor of the month" novamente, a Riot IRÁ nerfa-lo sem dúvidas. Xin só conhece dois extremos: ser estupidamente forte ou ser estupidamente medíocre.

Ele é a pura definição de ganhar um jogo batendo sua cabeça no teclado."



Irelia



"Esse aqui é quase uma aula de história. Ela é conhecida mais pelo "Better Nerf Irelia", mas seus nerfs não foram/são sem fundamentos e ela não recebeu nerfs por um bom tempo até recentemente. Ela é o extremo oposto do Xin Zhao. Riot decidiu colocar tanta "porcaria" em seu kit e a razão para isso era que na época a maior parte dos campeões corpo a corpo era apenas tanks ou tinham algum tipo de CC considerado inútil. Acredito que a Riot não sabia o que fazer para tornar os campeões corpo a corpo úteis, então eles foram para um extremo e deram para Irelia TUDO que se pode imaginar.

Irelia tem tudo o que um campeão corpo a corpo, na verdade qualquer campeão, gostaria de ter. Sua passiva garante redução em CC, que isso por si só é algo estupidamente bom, seu Q é uma habilidade de dano que reseta durante o abate de uma unidade e devolve parte da mana e ainda é um gap closer, seu W garante roubo de vida passivo e ainda mais roubo de vida quando ativo e >DANO REAL<, seu E é um CC condicional que pode dar um slow massivo ou um stun idiota, sua ultimate garante clear wave, potencial para poke e ainda cura ela! Ela também tem escalonamento com AP e AD em algumas de suas habilidades. Durante o lançamento ela podia ser jogada da forma que quisesse. Poderíamos ter uma Irelia de velocidade de ataque, Irelia AD ou Irelia AP e ela teria sucesso independente da build. O kit dela é tão ridiculamente carregado e cheio de "porcaria" que mudanças indiretas, em itens normalmente, podem torna-la um monstro e ela dominará novamente."

Poppy



"Meu Deus do céu... Poppy é tão estúpida que a única razão de não vermos ela com frequência é por conta de seu início de jogo ser tão ruim que os jogadores não querem perder tempo tentando descobrir/aprender como superar. Existem várias formas de atrasar o late game monstro dela, mas nenhuma das formas EVITA o monstro que ela se torna. Mas eu preciso enfatizar que o early game dela é uma bo*ta. Riot já disse que se alguém conseguir uma solução para melhorar o early game dela, tornando-o competitivo e saudável, eles vão nerfa-la sem prensar duas vezes.

Vamos começar com a habilidade mais fraca dela, seu icônico E. Seu E é um dashe com um dano considerável e um stun provavelmente fatal, mas ainda muito condicional e muitas vezes não rende o esperado. Se essa é a habilidade mais fraca dela, o que podemos dizer das outras? Seu Q é uma habilidade ridiculamente forte que causa grande dano mais 8% da vida máxima do alvo e tem um CD de 4s no nível máximo. Ela explode tanks com essa habilidade e os alvos mais frágeis também não tem muita chance. O W dela é a habilidade mais forte, pois simplesmente faz com que todas as outras habilidades funcionem melhor ainda. O W concede velocidade de movimento e armadura, então kitar ela é ainda mais complicado e virar para duelar é uma atitude estúpida. Além disso ela também ganha mais AD com o W, então ela vai meter ainda mais forte em você. A ultimate dela a isola de tudo que não provenha do alvo que ela marcou, incluindo dano de torre, e ainda aumenta o dano que ela causa contra o alvo marcado.

Mas que p*rra é essa!? Quem achou que isso era uma boa ideia!?

Nenhum tank pode te defender, ninguém poder explodir ela, ela VAI COMER SEU **. Ela pode simplesmente ultar em alguém que não faz nada e matar o resto do time inimigo enquanto está imune a todo resto do jogo. Eu ainda acredito que a ultimate dela não é a coisa mais estúpida no kit dela. A passiva é incrivelmente ridícula também. Qualquer coisa que vá estourar 10% da vida atual dela, terá o dano reduzido em 50%! Fica mais estúpido ainda quando você tem seu W com acúmulos máximos.

Basicamente você tem esse campeão que é difícil de alcançar e assassinar, que se tornará imortal depois da sua tentativa fail de mata-la, que vai virar no seu time e sodomizar seu MvP sem que você possa fazer NADA e ainda vai destruir seus tanks só porque ela PODE. Graças a Deus ela não é popular e a lane phase dela é uma porcaria de difícil, então não vemos ela com frequência.

Não é a toa que ela está na fila para receber um rework."


Pwn Lexis: concordam com os pontos do stonewall? Não? Comente qual campeão vocês acham broken e o motivo. Diverti-me muito fazendo esse post. Realmente espero que tenham gostado!



Fonte: stonewall008
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial