quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Rioter comenta sobre rework na jogabilidade de Akali

Um tópico criado no subfórum Gameplay & Balance do boards do NA com o título “É aceitável que Akali tenha funcionalmente só 3 habilidades?” chamou atenção do designer de jogos Rioter Scruffy. 


O tópico foi criado pelo invocador Akaliholic (NA) no dia de ontem e falava o seguinte:


Akali está em uma situação ruim atualmente. Seus últimos nerfs na 4.18 e na 5.12 destruíram a campeã, tornando-a inviável e uma das piores escolhas do jogo.

Todos os assassinos, na verdade, têm pelo menos uma habilidade defensiva que pode ser usada seja para esquivar-se ou atenuar o dano. Mas, por alguma razão, Akali não possui essa habilidade defensiva que seria essencial. Ainda mais ela que não tem nenhum escape até o level 6. Mesmo que exista alguma justificativa para ela possuir um escape digno, não há uma explicação para ela ter uma habilidade que não tem utilidade nenhuma para jogadores competentes. É como se sua ultimate fosse um exemplo perfeito de “counterplay”, porque existe TANTAS possibilidades de se counterar uma Akali que até o jogador mais talentoso tem poucas chances de encaixar a habilidade.

Upar os totens (trinkets) fazem com que seu W (Proteção do Crepúsculo) se torne um completo desperdício de energia em 90% das situações após o level 9. E não vamos esquecer que upar os totens será gratuito num futuro próximo. Que legal, ehn? Agora nós podemos tornar a mecânica defensiva e primária de Akali, obsoleta, e de GRÁTIS!

Então, qual exatamente é a justificativa para permitir que ela exista com uma habilidade que não mais a provém qualquer tipo de esforço digno e prático no early game? Enquanto deixa ela como o único verdadeiro assassino sem uma habilidade de escape? Sua jogabilidade tem consistido em buildar vampirismo mágico para sobreviver contra counterbursts. Mas ela não pode fazer isso se ela não tem uma forma de atenuar danos de forma passiva. Se ela buildar tank ela não vai ter dano suficiente para se tornar útil. Honestamente, eu penso que está na hora da Akali ter de volta suas resistências no (W) e voltar ao que a habilidade era para ser: Uma skill defensiva, e não inútil.

Rioter Scruffy respondeu:


Nós concordamos que Akali está em uma situação ruim. Seu kit não está nem perto de ser tão legal quanto poderia ser e jogar contra uma Akali quando ela está forte, é muito frustrante, e passa a sensação de que não há nada que se possa fazer para se salvar dela. Nós estamos nos estágios iniciais de um rework na jogabilidade, um viés parecido com o da Fiora. Temos algumas metas em mente:
  • Uma análise cautelosa e uma atualização na sua proteção (W) – remover seus problemas com counter com as detectoras com objetivo de ter jogadas mais acessíveis, e explorar novas possibilidades legais em como esta magia pode beneficiar o seu time de maneira única.
  • Criar uma clareza de percurso que possibilite ver como Akali (feedada ou para trás) ou seu oponente, um jeito de virar o jogo a seu favor.
  • De maneira global: têm algumas habilidades brandas que nós podemos refazer para tornar mais flexível e divertido sua jogabilidade.
  • Preservar a essência da Akali – Gosta de pular nos outros? Gosta de explodir inimigos? Desaparecer e reparecer de dentro da névoa? Escalar duas habilidades de uma vez? Nós queremos agradar os jogadores que já amam Akali por esses motivos.
Só queria mesmo expor algumas considerações sobre a Akali aqui. Tenha em mente que nós estamos no início do projeto, então não espere essas mudanças num futuro próximo; mas nós já estamos pegando embalo, e acreditamos ser uma atualização muito necessária.

Akali é o tipo de campeão que tem muito a se amar, sendo um main de Akali, então nós não estamos pensando em um "reinicialização completa". O resultado final é algo que esperamos que vá agradar os main Akali, principalmente.

Quando perguntado se ela iria preservar seu vampirismo mágico, Scruffy respondeu: "Nós não estabelecemos todos os detalhes, mas minha intuição diz que vampirismo mágico é algo que os jogadores de Akali gostam e não é impossível de fazer dar certo junto a uma atualização de jogabilidade saudável.

E quanto aos que se perguntaram se estas mudanças serão um buff ou um nerf, Scruffy explicou: "Resumidamente, será um buff genérico depois de pronto, mas todos irão sentir que agora a Akali se tornou um oponente justo."
 


Kyla

Sobre o autor:



Kyla. Editora da Pwn3ed.
One girl wrecking crew!





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial