quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[Opinião] PROJETO: Nossa falência


  Se tem um tópico no qual a Riot dificilmente me decepciona é a produção de skins. Pode até ser um pouco suspeito colocar a minha opinião sobre esse assunto, visto que qualquer maneira de expressar a arte, propriamente dita, é válida para mim, mas são poucas as empresas de entretenimento em geral, que conseguem satisfazer a maioria dos seus consumidores. Claro, é impossível agradar a todos, mas é perceptível o esforço da Riot em tornar cobiçadas as suas produções, além de fornecer uma variedade imensa de temas para as diversas skins e seus respectivos campeões. Com a série PROJETO não foi diferente.

  Ok, eu admito que nesse caso, a Rito Gomes não conseguiu fugir muito do paradigma "luzes, efeitos, explosões e neon", até por ser uma série mais voltada à high-tech e já haver todo um contexto sólido relacionado ao tema, mas isso não pareceu ser um problema quando foram desenvolvidas as caracterizações de cada skin. Exemplos disso foram o amarelo gritante da PROJETO: Leona e o vermelho-sangue da PROJETO: Zed, que foram bem coerentes aos campeões sem deixar de lado a temática base da série, e isso não só nas cores como também nos efeitos; os campeões associados ao dano bruto, no caso Lucian e Zed, ficaram com os SFXs mais "pesados", mais chamativos, ao contrário da Fiora e da Leona, que por contarem mais com a estratégia do que unicamente um combo para acabar com o inimigo, foram tratadas com mais pureza, focando mais no gráfico e na clareza dos efeitos. São detalhes que poucos percebem, mas que fazem a diferença quando observados com calma.

  Minha maior decepção com a série PROJETO, assim como a maioria da comunidade (pelo que tenho visto nos comentários) foi com a skin PROJETO: Yi. Eu não diria que ela é uma skin ruim, pois dá pra perceber que houve um empenho na sua produção para com sua aparência e SFXs, mas esperava um pouco mais de uma lendária. Talvez por ter ficado tão semelhante às outras, ela tenha perdido um pouco do seu brilho... Para jogadores como eu, compensa mais comprar duas skins da série PROJETO. Também não achei uma boa decisão escolher o Master Yi como o portador da skin lendária, pois além de ter mais 6 outras opções para o campeão, tivemos o rework da Fiora há pouco tempo. Produzir uma skin lendária para ela traria um feedback melhor, além de incentivar os jogadores a testar suas novas mecânicas. Enfim, é o que temos por enquanto.

  Da série, as que mais me atraíram foram as skins da Fiora e do Zed. Apesar de serem o completo oposto uma da outra, me pareceram mais "polidas" que o restante. Quanto às splash arts, não tenho nem o que dizer, pois estou vomitando arco-íris até agora. Desde a escolha da palheta de cores até a posição dos campeões, tudo ficou incrível. Estão visualmente agradáveis e vão servir de wallpaper no notebook dos nossos invocadores por um bom tempo. Parênteses em especial para agradecer à equipe responsável pela produção dessas obras-primas... Fizeram um ótimo trabalho!

  E para encerrar com chave de ouro, a polêmica da bordinha. Foi uma boa ideia colocar o primeiro lote de skins com um "bônus"? Sim. Mas realmente, pagar quase 400 RP a mais por uma simples bordinha na tela de carregamento é abusivo. Entendo que, no futuro, contas com esses itens possam ser mais valorizadas, porém isso não justifica o preço imposto pela Riot. Creio eu que 100 RP de diferença já seriam suficientes para cobrir o trabalho dos designers responsáveis. Não é por ser opcional que deve ser hiper valorizado.

  Concordo com o que foi dito? Quer acrescentar algo ao texto? Escreva aqui, nos comentários, a sua opinião sobre o artigo e as skins PROJETO. Espero pelo feedback de vocês ;)

Este artigo não representa a posição oficial da Pwn3ed. Suas informações são de total responsabilidade do autor.

Jaum

Sobre o autor:


Redator da Pwn3ed, nascido no interior de São Paulo. E não, eu não falo poRteira.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial