segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Era pra ser apenas um joguinho... - Quanto ganha um Pró de League of Legends?

Fala galera!!!



Muitos que jogam esse jogo muito "lecal" com certeza já devem ter assistido a uma partida de League of Legends do cenário competitivo, ou as famosas Stream's destes jogadores, até mesmo vídeos na internet. Vendo eles, descobrimos que o eSports se tornou tão famoso que estes campeonatos, stream's e vídeos tornaram-se altamente lucrativos para quem o faz, chegando ao ponto de existirem gaming houses, coachers e patrocínios, igualmente em um esporte físico como o futebol que há algumas semelhanças (algumas apenas, por favor né galera...) com o "joguim".



Vendo estes profissionais de LoL, você com certeza já se perguntou quanto será que ganha um infeliz desse profissional de games, seja o LoL, DOTA ou qualquer outro game, até mesmo os de consoles. Abaixo, vou trazer alguns números fictícios, porém baseados na realidade que é o eSport atual.



Qual o salário de um jogador de League of Legends?


A Riot remunera diretamente os jogadores dos maiores times. Ou seja, depende muito do desempenho do time. Jogadores de organizações do Challenger Series recebem em torno de R$ 800,00 mensais. Já integrantes de times como CNB, paiN e Keyd recebem algo em torno de R$ 2.500,00.


Ou seja, este é o minimo que um jogador pode ganhar, sem contar seus tempos livres com Stream, patrocinadores que fecham contratos exclusivos com os jogadores, e até aulas particulares ( ͡° ͜ʖ ͡°)



Patrocinadores


Infelizmente, a maioria apenas fornecem periféricos e outros acessórios. Contudo, organizações maiores, principalmente aquelas que passaram o Challenger Series e do tamanho da organização, os times pagam as despesas dos jogadores como alimentação, transporte para os eventos, as gaming houses. Sendo assim, seus salários são exclusivamente para seu lazer ou projetos futuros.



Stream


      (50 Cent depois de stremar. Ele começou a carreira de rapper vendo Stream's do 2Pac e Dr. Dre)



Stream é, indiscutivelmente, a maior fonte de renda de um cyber-atleta. É comum vermos jogadores com pouca idade (25 anos aproximadamente) e poucos anos de eSports "pendurando seus mouses". Isso acontece porque eles não conseguem acompanhar os novatos que chegam cheio de vontade e mecânicas afiadas, sem contar que as vezes, a vontade de jogar e o ritmo dos treinos não é mais o mesmo quando se começa.


A saída para continuar na ativa sem necessariamente competir, portanto, é "streamar". Vamos ver o caso de um streamer fictício. Abaixo, um gráfico de um mês de horas transmitidas. Lembrando que, obviamente, trata-se de uma suposição.





Alguns dias, ele streamou mais do que 10 horas de transmissão, mas na sua maior média foi de 6~7 horas. Um total aproximado de 180 horas no mês.


Por esse período, ele recebeu:

Doações: $1.500,00
Pagamento de inscritos no canal: $550,00
Pagamento por exibição de propaganda: $50,00
Total aproximado EM DOLETAS: $2.100,00

Multiplique o valor pela cotação do dólar e mostre o resultado para a mamãe e o papai. Ai já aproveita a Black Friday, monta um pc gamer e seja feliz :)


Sem contar que jogador mais famoso = jogador mais rico. Vide o caso do brTT, que possui sua própria marca de roupas e acessórios. Ser jogador profissional é uma realidade, e uma carreira muito promissora!








FONTES:
G1
Gazeta do Povo
Eloup.blogspot.com



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial