sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Quais posições carregam mais no League of Legends? As estatísticas respondem!







Fala galera!!!


Finalzinho de season chegando, mas ainda dá pra conseguir aquela skin da Sivir, a bordinha delícia e o ícone do elo. E uma pergunta que muitos jogadores se fazem ao embarcar no expresso do inferno das filas ranqueadas: Qual lane consegue carregar mais no LoL? Abaixo, vou trazer estatísticas feitas em cima de um levantamento de 4000 jogos, ou seja, é uma estatística até que confiável.



Mas antes, o que é carregar?



Deixando claro a curto modo, carregar é carregar seu time para vitória. Isso inclui outros aspectos:

  • Proteger os campeões responsáveis pelo dano do time
  • Controlar os objetivos com visão e anular a do adversário
  • Não morrer*
  • Orientar seu time para tomar melhores decisões
  • Conquistar uma vantagem e dar snowball a partir desta.
* Quando citado não morrer, significa não morrer por um erro seu. Uma coisa é os 5 players "divarem" (ai que diva) você aos 5 minutos de jogo e ninguém deu "mia". Outra coisa é ser solado na lane phase.


Ou seja, carregar tem várias interpretações, ao invés de somente o conhecido snowball (vide o primeiro item citado). Mas vamos citar o último ponto colocado para nossas estatísticas:


Análise de 4000 partidas na divisão ouro



Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitóriaaos 10 minaos 15 minaos 20 min
Top56.30%59.10%63.60%67.80%
Jungle55.10%60.70%63.70%69.30%
Mid55.80%60.20%65.50%70.10%
ADC57.60%62.30%66.50%71.20%
Suporte55.10%58.60%65%70.30%
Média56%60.20%64.90%69.70%


Apenas vendo a winrate, claramente o ADC tem o melhor desempenho. Contudo, por estar obrigatoriamente "ligado" a outro player, é o que apresente maior variação.


A vantagem em gold no Top é uma das mais relevantes no começo da partida. Entretanto, comparado a outras lanes, perde importância ao desenrolar do jogo. Por isso é tão relevante gankar essa lane (atenção Junglers) no começo da partida pois, um top lanner "feedado" no início do jogo, pode simplesmente quebrar o time adversário com suas rotações pós derrubada de torre.



Como o First Blood afeta cada uma das lanes?


Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitóriaaos 10 min
Top62.70%64.70%
Jungle60.70%65.60%
Mid61.70%65.30%
ADC64.30%68.70%
Suporte64.90%67.10%
Média62.80%
66.30%


O First blood é diferente de uma kill normal, pois acrescenta 100 de gold a mais. Ou seja, em vez de 300, ganharemos 400 de gold. O maior benefíciado de todos, por incrível que pareça, é do suporte, seguido de perto pelo AD Carry. Isso significa que a primeira kill não é, necessariamente, uma preocupação exclusiva do ADC.

O curioso é que o jungler é quem menos aproveita o gold extra, contudo, analisando jogos de elos mais altos, temos um resultado diferente:


Análise de 4000 partidas na divisão Mestre:


Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitóriaaos 10 minaos 15 minaos 20 min
Top55.50%58.30%61.90%66.40%
Jungle55.80%58.90%64.30%68.20%
Mid55.30%58.40%64.50%68.60%
ADC55.70%58.50%63%69.10%
Suporte55.10%58%64.50%71.20%
Média55.50%58.40%63.60%68.70%


Nos elos mais altos, permanece o ADC como a lane que mais carrega uma partida. Porém, é o jungler que até os 15 minutos de partida tem uma chance maior de converter a vantagem de gold em vitória!


First Blood dos elos mais altos:


Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitóriaaos 10 min
Top63%62.60%
Jungle63.40%63.30%
Mid60.70%64.20%
ADC62.10%63.20%
Suporte60.90%65.90%
Média62%
63.80%


Diferente da análise anterior, aqui é o jungler o maior beneficiado pelo FB. No entanto, até aos 10 minutos, o suporte é o verdadeiro carry.


Conclusão


É possível carregar em qualquer role, pois a diferença entre elas é pequena. Contudo, dependendo do seu elo e da velocidade que você deseja subir, é interessante se especializar na bot lane e na jungle. Curiosamente, Suporte e jungle são as roles que mais sobram na hora dos picks.

Está pronto para carregar?


PS: Foi feito a análise de dados das divisões ouro e Mestre por dois motivos:

- Ouro: tem menos discrepância de nível, MMR e menos problemas de abandono de partida
- Mestre: Há mais facilidade de analisar o elo mestre do que Challenger pois há pouquíssimas partidas que podem ser analisadas pelo fato de não haver mais que 200 Challengers. Em contrapartida, o diamante não foi analisado porque a diferença entre D5 e D1 é gigantesca, devido alguns profissionais estarem no D3~D1.



FONTE: http://eloup.blogspot.com.br


Agradecimentos ao Ucla, dono do blog eloup. Ele oferece treinamentos de League of Legends e não tem vínculo algum com a prática de elojob. Esta é proibida pela Riot Games!!!


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